O Canal Brasil prepara a exibição, em sua grade de programação, de cinco curtas-metragens inéditos na TV. São eles: Pequenas Insurreições (2023), As Marias (2023), Dinho (2023), O Último Rock (2023) e Yãmî Yah-Pá: Fim da Noite (2023). Os dois últimos conquistaram o Prêmio Canal Brasil de Curtas, respectivamente, no Festival de Cinema de Vitória e no Festival de Cinema de Gramado. Aliás, há 26 anos o Canal Brasil está presente em festivais de cinema e incumbe júris de jornalistas de atribuir prêmios em dinheiro a curtas-metragens de destaque, além de garantir a exibição dos vencedores na televisão.
Essas cinco sessões são uma oportunidade de ouro para conferir um pouco da produção de curtas-metragens brasileiros, fatia da nossa produção que nem sempre ganha a atenção merecida. Afinal de contas, como dimensionar a qualidade de uma cinematografia sem colocar na equação todos os formatos e propostas narrativas? Os filmes programados passaram com êxito por diversos festivais de cinema do Brasil e estrangeiros.
LEIA MAIS
– Alumbramentos :: Começam as filmagens do curta documental sobre folclore potiguar
– Festival Curta Cinema 2024 :: Engole o Choro é o grande vencedor
– Intangível Tangível :: Começam as filmagens do curta dirigido pelo ator Tales Ordakji
DIAS E HORÁRIOS
Yãmî Yah-Pá: Fim da Noite
Sexta, 2 de agosto, às 19h
As memórias de uma mulher indígena enlutada que decide retornar à sua antiga aldeia na Floresta Amazônica em um mundo pós-apocalíptico.
Pequenas Insurreições
Terça, 20/08, às 19h30
Na sala de espera de uma agência de babás, um grupo de mulheres compartilha experiências, reflete sobre suas vidas e decide fazer um pacto.
O Último Rock
Quarta, 21/08, às 19h30
Um grupo de jovens negros se reúne para uma festa antes de ficarem em lockdown por causa da covid-19. Eles conversam sobre música, artes, trabalho e o futuro incerto, sem saberem quando poderão se encontrar novamente.
As Marias
Quinta, 22/08, às 19h30
Vivendo em uma sociedade conservadora, as trigêmeas rompem a barreira da invisibilidade e do silêncio narrando passagens comoventes de suas vidas em Guia Lopes da Laguna (MS), região de fronteira com o Paraguai.
Dinho
Terça, 27/08, às 21h
A vida de Dinho é marcada por abandonos. Agora, sua mãe biológica retorna prometendo ficar, enquanto seu melhor amigo está para partir.
SIGA O PAPO NAS REDES
Facebook | Instagram | YouTube | X | Tik Tok | Letterboxd
Últimos artigos deMarcelo Müller (Ver Tudo)
- A Verdadeira Dor - 10 de janeiro de 2025
- Gente do Xingu :: Série do Coletivo Kuikuro inicia filmagens com equipe 70% indígena - 10 de janeiro de 2025
- Aqui :: Protagonistas de Forrest Gump se reúnem após 30 anos. Novo filme tem maquiagem digital feita com inteligência artificial - 10 de janeiro de 2025
Deixe um comentário