A partir de maio, o Canal Curta! irá exibir semanalmente, sempre às 22h, uma sequência de quatro filmes da Cinédia, o mais antigo estúdio de cinema do Brasil e que persiste em atividade até hoje. A exibição irá começar na próxima quarta-feira, 11 de maio, com o longa Mulher (1931), de Octávio Gabus Mendes, produção inédita na televisão brasileira. A história retrata os dias de luta e sofrimento enfrentados por Carmen, uma jovem que é expulsa de casa pelo padrasto, depois de se envolver com um de seus pretendentes.
Na semana seguinte, dia 19 de maio, vai ao ar Ganga Bruta (1933), também inédito na televisão brasileira. A trama do diretor Humberto Mauro narra o surto de um jovem, que assassina sua noiva depois de ser enganado por ela. Absolvido do crime, ele segue para o interior, onde se apaixona por Sônia, noiva de Décio. Os dois rapazes apaixonados agora vão disputador o amor da moça.
No dia 25 de maio, é a vez da comédia Maridinho de Luxo (1938), de Luiz de Barros. Na história, Patrícia é uma moça rica e mimada que decide comprar um marido: Marcos. Depois de suportar por um tempo todas as imposições da mulher, o rapaz acaba se revoltando com a situação, sem saber que o amor lhe preparara uma armadilha.
No dia 1° de junho, será exibida a última estreia, o longa 24 Horas de Sonho (1941), o primeiro filme de Dulcina de Moraes. A trama acompanha a história de uma jovem que decide dar fim à sua vida. Para isso, ela se hospeda em um hotel de luxo e vive uma vida de ilusões. Em paralelo, a história mostra a realidade da aristocracia europeia que está no Brasil fugindo da Segunda Guerra Mundial.
A Cinédia foi fundada em 15 de março de 1930 pelo jornalista Adhemar Gonzaga. Tendo passado por inúmeras fases, endereços e condições de funcionamento, constituiu inestimável patrimônio da sétima arte e da cultura brasileira, distinguindo-se pelos filmes que produziu, pelos profissionais que formou, pelos avanços tecnológicos que introduziu e pelo acervo documental que acumulou.
Para mais informações, acesse o site oficial do Canal Curta!.
(Fonte: Agência Febre)