“Nós somos um só”. Esta é a mensagem por trás de We Are One: A Global Film Festival, evento inédito e gratuito nascido da parceria entre vinte dos maiores festivais de cinema do mundo. O projeto será organizado online, via YouTube, entre 29 de maio e 7 de junho. A intenção é promover diversos filmes que não puderam ser divulgados devido à suspensão das edições tradicionais de alguns festivais de cinema, além de fortalecer a união do audiovisual pelo mundo e incentivar o isolamento social durante a pandemia de Covid-19.
O festival inédito não substitui a versão presencial de nenhum destes festivais: Toronto e Veneza vão manter suas edições 2020 normalmente, e Cannes ainda deve decidir uma nova data para a realização do evento. Mesmo assim, a produção da Tribeca Entreprises (relacionada ao festival organizado em Nova York) pretende reunir longas-metragens e curtas-metragens, de ficção, documentário e animação, além de apresentar debates e palestras.
LEIA MAIS
Representante de Veneza critica duramente a indefinição do Festival de Cannes
Festival de Veneza ocorrerá em setembro como previsto
Festival de Cannes 2020 :: Semana da Crítica e Quinzena dos Realizadores são canceladas
A programação ainda não foi divulgada online – deve haver muitas discussões contratuais para que os produtores liberem uma exibição gratuita de seus filmes no YouTube -, mas deve ser formalizada nos próximos dias. A intenção dos produtores do We Are One consiste em solicitar doações por todo o mundo às ONGs de cada país e à OMS (Organização Mundial da Saúde) para ajudar na luta contra o coronavírus.
A iniciativa inédita reforça o diálogo entre festivais numa época em que o cinema, prejudicado economicamente pela pandemia, necessita de apoio. Os festivais que colaboram com o projeto são: Annecy, Berlim, BFI Londres, Cannes, Guadalajara, Jerusalém, Karlovy Vary, Locarno, Macau, Marrakech, Mumbai, Nova York, San Sebastian, Sarajevo, Sundance, Sydney, Tóquio, Toronto, Tribeca e Veneza.
Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)
- O Dia da Posse - 31 de outubro de 2024
- Trabalhadoras - 15 de agosto de 2024
- Filho de Boi - 1 de agosto de 2024
Deixe um comentário