Em meio aos grandes festivais de cinema, obrigados a encontrar novos formatos devido à pandemia de coronavírus, Cannes talvez seja o mais indeciso até o momento. Roterdã e Kalovy Vary preferiram cancelar as edições 2020, Melbourne e Sydney apostaram numa versão inteiramente digital, e Toronto preferiu um formato misto. No entanto, o diretor Thierry Frémaux descartou a possibilidade de uma edição presencial até o final do outono, o que tem sido interpretado por muitos veículos como um cancelamento oficial da edição este ano.
Algumas decisões estão tomadas, no entanto: primeiro, está descartada a possibilidade do formato presencial ainda em junho, não apenas por motivos de saúde, mas também de organização. Segundo, um festival totalmente online está descartado. Frémaux é um árduo defensor das salas de cinema – filmes programados para estrearem diretamente em streaming estão proibidos de concorrer à Palma de Ouro, por exemplo -, e afirmou mais de uma vez que nenhuma plataforma digital comportaria o porte do festival.
LEIA MAIS
Cannes, Berlim, Veneza e outros se unem para festival no YouTube
Representante de Veneza critica duramente a indefinição do Festival de Cannes
Festival de Cannes 2020 :: Semana da Crítica e Quinzena dos Realizadores são canceladas
Por enquanto, Cannes vai “diluir” o festival 2020 dentro de outros festivais previamente agendados. Em parceria com Veneza, Toronto, Nova York, Angoulême, Deauville, Lyon, San Sebastian e Busan, Cannes terá sua própria seção paralela com filmes selecionados, ou ainda mostras independentes ocorrendo em paralelo às seleções oficiais.
A intenção não é exibir os filmes que deveriam concorrer à Palma de Ouro este ano, e sim os filmes cotados para a seleção, cujo lançamento em salas estava previsto para os meses de fechamento dos cinemas durante a quarentena. Estes títulos receberão o selo “Cannes 2020”, na intenção de ajudá-los em termos de visibilidade e reconhecimento.
Em paralelo, o Marché du Film, destinado à comercialização de projetos entre produtores e distribuidores, será organizado em formato online, entre os dias 22 e 26 de Junho.
Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)
- O Dia da Posse - 31 de outubro de 2024
- Trabalhadoras - 15 de agosto de 2024
- Filho de Boi - 1 de agosto de 2024
Deixe um comentário