Capital peruana recebe a 3ª edição do Festival de Cinema Brasileiro

Publicado por
Marcelo Müller

De 23 a 29 de maio, Lima, a capital do Peru, vai se transformar em território do cinema brasileiro. Nesse período acontece a 3ª edição do Festival de Cinema Brasileiro, evento produzido pela Linhas Produções Culturais em parceria com a Embaixada do Brasil em Lima e o Instituto Guimarães Rosa. Parte de um esforço para internacionalizar o nosso cinema (o que é digno de palmas), o festival contará com 10 produções brasileiras cujo recorte visa ressaltar a pluralidade dos filmes feitos por aqui. O longa escolhido para a abertura é Nosso Sonho (2023) que será projetado a partir das 19h30 (horário local) no Centro Cultural da Pontifícia Universidade Católica do Peru (CCPUCP).

LEIA MAIS
Furiosa: Uma Saga Mad Max divide opiniões no Festival de Cannes. Confira as reações
FestincineJP 2024 :: Anunciados os filmes do 2º Festival Internacional de Cinema de João Pessoa
FESTin 2024 :: Mais Pesado é o Céu vence o 15º Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa

Nosso Sonho

Também estará presente na 3ª edição do Festival de Cinema Brasileiro outro êxito recente: Minha Irmã e Eu (2023). Além disso, filmes foram incluídos na programação por seu sucesso na última década, como O Beijo no Asfalto (2018), Nise: O Coração da Loucura (2016). Completam a mostra: O Sequestro do Voo 375 (2023), Meu Nome é Gal (2023), O Dia que Te Conheci (2023), Saudade Fez Morada Aqui Dentro (2023), Propriedade (2023) e Pérola (2023). “O cinema brasileiro tem recebido cada vez mais reconhecimento internacional, demonstrado pelo crescente número de premiações. Nossos filmes são um retrato das variadas faces do Brasil, com histórias sobre a música brasileira e seus maiores talentos, comédias, documentários, obras com olhar mais atento a dramas humanos e sociais, além de inúmeros outros temas. O cinema aproxima o Brasil e o Peru e é uma ferramenta indispensável para o processo de reflexão e construção da identidade dos povos”, ressalta o embaixador do Brasil em Lima, Clemente Baena Soares.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.