20201222 carro rei papo de cinema 800

A espera acabou, meu povo. Chega hoje aos cinemas um dos filmes brasileiros mais badalados de 2021. Carro Rei (2021) é uma ficção científica ambientada na cidade de Caruaru (PE) e que tem como protagonista o jovem Uno. Sua capacidade de conversar com automóveis faz com que durante muito tempo ele tenha como melhor amigo um dos carros do pai. Adiante, já adulto, Uno se interessa por práticas sustentáveis de agricultura familiar, mas acaba arrastado para o centro de um redemoinho que parecia revolucionário, mas que descamba para o fascismo encabeçado pela máquina. Vencedor do Festival de Gramado 2021 (Kikitos de Melhor Filme, Direção de Arte, Som, Trilha Sonora, e também o Prêmio Especial do Júri para a atuação de Matheus Nachtergaele), Carro Rei estreia nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira, 30, (e terá o circuito gradativamente ampliado) com distribuição da Boulevard Filmes.

LEIA MAIS
Podcast #71 :: Carro Rei
“A maioria das pessoas trans não binaries luta contra a invisibilidade”, diz Jules* Elting (Exclusivo)

Então já sabe: se tiver passando Carro Rei na sua cidade, não perca a oportunidade de assistir na tela grande a essa história em que sci-fi oferece uma moldura para debater assuntos importantes da nossa contemporaneidade. Desde que debutou no Festival de Roterdã, em 2021, o longa-metragem pernambucano acumula até o momento quase 20 prêmios nacionais e internacionais e tem agradado parte significativa da crítica. Ainda nesta quinta-feira, 30, haverá uma sessão especial do filme na cidade do Rio de Janeiro, mais precisamente no Estação Net, situado no bairro de Botafogo. A ocasião contará com membros da equipe e do elenco para uma conversa pós-sessão com os presentes. Aproveitamos para convida-los a curtirem os nossos materiais exclusivos sobre Carro Rei, listados logo acima no “Leia Mais. E, para aquecer os motores, confira abaixo o trailer desse filmaço.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *