20200731 casa de antiguidades papo de cinema 800

Embora já esteja aberta a temporada para a decisão do representante brasileiro na disputa pelo Oscar 2021, poucos filmes declararam a ambição de postular à vaga até o momento. Casa de Antiguidades (2020), no entanto, rompeu o silêncio ao declarar à imprensa que vai buscar o posto de concorrente brasileiro à estatueta. O anúncio chega por meio da distribuidora, a Pandora Filmes.

O drama, dirigido por João Paulo Miranda Maria, traz a história de Cristovam (Antônio Pitanga), um trabalhador de origem humilde que se muda para uma pequena cidade em busca de oportunidades profissionais. No entanto, descobre o racismo e os preconceitos de classe, reconsiderando a sua própria identidade. Ana Flávia Cavalcanti, Sam Louwyck e Gilda Nomacce completam o elenco.

LEIA MAIS
Festival de Toronto 2020 divulga seleção incluindo o brasileiro Casa de Antiguidades
Festival de Cannes 2020 :: Brasileiro Casa de Antiguidades é selecionado. Confira a lista completa
Casa de Antiguidades, de João Paulo Miranda, recebe apoio do Hubert Bals Fund

 

20200603 casa de antiguidades papo de cinema
Antônio Pitanga em Casa de Antiguidades

 

Casa de Antiguidades foi o único filme nacional a receber o “selo Cannes” em 2020, ou seja, ele foi selecionado pelo festival francês, porém não exibido na Croisette devido à pandemia de coronavírus. O projeto também foi exibido nos festivais de Toronto e San Sebastian, colocando-o como um dos filmes brasileiros de maior destaque internacional este ano. Numa matéria sobre as apostas para o Oscar 2021, a revista Variety o coloca entre os cinco indicados.

Enquanto não se determina a lista de filmes pré-selecionados a representar o Brasil, restam apenas especulações. Pacarrete (2019) e Três Verões (2019) têm sido apontados como possíveis concorrentes, pela popularidade do primeiro e pela carreira internacional do segundo. Caso ainda estreiem no cinema este ano, Pacificado (2019) e Todos os Mortos (2020) seriam outros títulos de peso. De qualquer modo, para postular à vaga, Casa de Antiguidades tem estreia agendada para 19 de novembro, no Petras Belas Artes (São Paulo), durante uma semana apenas.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *