Embora já esteja aberta a temporada para a decisão do representante brasileiro na disputa pelo Oscar 2021, poucos filmes declararam a ambição de postular à vaga até o momento. Casa de Antiguidades (2020), no entanto, rompeu o silêncio ao declarar à imprensa que vai buscar o posto de concorrente brasileiro à estatueta. O anúncio chega por meio da distribuidora, a Pandora Filmes.
O drama, dirigido por João Paulo Miranda Maria, traz a história de Cristovam (Antônio Pitanga), um trabalhador de origem humilde que se muda para uma pequena cidade em busca de oportunidades profissionais. No entanto, descobre o racismo e os preconceitos de classe, reconsiderando a sua própria identidade. Ana Flávia Cavalcanti, Sam Louwyck e Gilda Nomacce completam o elenco.
LEIA MAIS
Festival de Toronto 2020 divulga seleção incluindo o brasileiro Casa de Antiguidades
Festival de Cannes 2020 :: Brasileiro Casa de Antiguidades é selecionado. Confira a lista completa
Casa de Antiguidades, de João Paulo Miranda, recebe apoio do Hubert Bals Fund
Casa de Antiguidades foi o único filme nacional a receber o “selo Cannes” em 2020, ou seja, ele foi selecionado pelo festival francês, porém não exibido na Croisette devido à pandemia de coronavírus. O projeto também foi exibido nos festivais de Toronto e San Sebastian, colocando-o como um dos filmes brasileiros de maior destaque internacional este ano. Numa matéria sobre as apostas para o Oscar 2021, a revista Variety o coloca entre os cinco indicados.
Enquanto não se determina a lista de filmes pré-selecionados a representar o Brasil, restam apenas especulações. Pacarrete (2019) e Três Verões (2019) têm sido apontados como possíveis concorrentes, pela popularidade do primeiro e pela carreira internacional do segundo. Caso ainda estreiem no cinema este ano, Pacificado (2019) e Todos os Mortos (2020) seriam outros títulos de peso. De qualquer modo, para postular à vaga, Casa de Antiguidades tem estreia agendada para 19 de novembro, no Petras Belas Artes (São Paulo), durante uma semana apenas.