Cate Blanchett receberá o César honorário em 2022

Publicado por
Marcelo Müller

Os prêmios honorários, concedidos em premiações e/ou eventos de cinema, visam celebrar grandes personalidades de contribuição reconhecida para a arte e/ou a indústria. Por isso, não é de se estranhar que a atriz e produtora australiana Cate Blanchett tenha sido escolhida pelo colegiado da Academia das Artes e Técnicas do Cinema da França para receber o César honorário em 2022. Considerado o Oscar do cinema francês, o César vai acontecer no dia 25 de fevereiro de 2022, em Paris, e terá, portanto, como um dos seus principais atrativos cerimoniais a presença dessa estrela de grandeza mundial. Vale lembrar que a relação de Blanchett com a França vem de longa data. Mais recentemente, em 2018, ela ocupou a prestigiosa cadeira de presidente do júri do Festival de Cannes que concedeu a Palma de Ouro (o prêmio máximo) a Assunto de Família (2018), de Hirokazu Koreeda.

LEIA MAIS
Festival de Berlim 2022 :: Isabelle Huppert receberá o Urso de Ouro honorário
26º Prêmio Guarani :: Guarani Honorário
Globo de Ouro 2022 :: Ataque dos Cães, Belfast e Succession lideram as indicações

O prêmio honorário do César é concedido desde 1976 e recentemente foi entregue a personalidades como Robert Redford, Penelope Cruz e George Clooney. Cate Blanchett dispensa apresentações, mas nunca é demais lembrar que ela detém a marca de seis indicações ao Oscar – venceu em duas ocasiões: Melhor Atriz Coadjuvante por O Aviador (2004) e Melhor Atriz por Blue Jasmine (2013); e seis indicações ao Bafta (com três vitórias).

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.