Categorias: LançamentosNotícias

Cavalo :: Filme pioneiro do cinema alagoano chega aos cinemas em 12 de agosto

Publicado por
Bruno Carmelo

Já faz mais de um ano desde que Cavalo (2020) provocou forte impacto em sua primeira exibição, na Mostra de Cinema de Tiradentes. A mistura entre documentário, performance, dança e rituais de matriz africana chamou atenção pela potência das imagens e dos gestos dos atores-bailarinos. Agora, no processo de reabertura do circuito comercial, o filme dirigido por Rafhael Barbosa e Werner Salles Bagetti estreia em 12 de agosto, tanto nas salas de cinema quanto em plataformas virtuais.
A produção, que constitui o primeiro longa-metragem de Alagoas realizado com financiamento público, chega às salas de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Maceió, Arapiraca, Brasília e Belo Horizonte. Além disso, estreia em sete plataformas digitais. Depois da estreia no circuito presencial, integrará a grade do Canal Brasil. Leia a nossa crítica.
LEIA MAIS
Rafhael Barbosa e Werner Salles: “Cavalo é um divisor de águas para o cinema de Alagoas”
Cinema de Alagoas :: 261 filmes estão disponíveis gratuitamente online
Crítica: Cavalo

Os diretores Rafhael Barbosa e Werner Salles Bagetti

Em entrevista ao Papo de Cinema, os autores explicam: “Queria ver a cultura brasileira representada nos corpos e nos movimentos. Os rituais tinham uma grande força cinematográfica, e pessoalmente, seria importante investigar minha própria ancestralidade. Então surge a dança. […] Abrimos um teste de elenco, e chamamos principalmente dançarinos de diferentes gêneros, desde o afoxé até a dança contemporânea e o break. Tivemos entrevistas muito potentes, e a partir dos testes filmados, optamos pelo formato final de sete personagens”.
Para as religiões da diáspora africana, incluindo a Umbanda e o Candomblé, o Cavalo representa o indivíduo com habilidade de receber entidades. O termo vai além da conotação espiritual, fazendo referência a um aspecto cultural da ancestralidade negra, valorizando o corpo enquanto veículo de expressão.
O elenco de Cavalo é composto por Alexandrea Constantino, Evez Roc, Joelma Ferreira, Leide Serafim Olodum, Leonardo Doullennerr, Roberto Maxwell e Sara de Oliveira. Além da Mostra de Tiradentes, a produção foi exibida em diversos festivais de cinema brasileiros, a exemplo do Olhar de Cinema, Ecrã, Mostra de Cinema de Gostoso e Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)