20210816 cavalo live papo de cinema 800

Já está em cartaz nos cinemas brasileiros desde 12 de agosto o longa-metragem Cavalo (2020), dirigido por Rafhael Barbosa e Werner Salles Baghetti, após passagem pela Mostra de Tiradentes e pelos festivais Olhar de Cinema, Ecrã e Los Angeles Brazilian Film Festival. O filme efetua uma combinação entre o documentário, a dança e a performance para lançar reflexões sobre a cultura negra e as religiões de matriz africana no Brasil.
Segundo a crítica do Papo de Cinema, “Existem diversos registros unidos pela ideia da expressão irrestrita do corpo em discursos de teor religioso, sexual, de gênero, artístico. O principal movimento deste belo projeto consiste em enxergar a natureza intrinsecamente política da arte, desconstruindo a distopia autoritária de uma arte ‘heroica e nacional’, utilitária e engrandecedora”. Leia o texto completo.
LEIA MAIS
Cavalo :: Filme pioneiro do cinema alagoano chega aos cinemas em 12 de agosto
Rafhael Barbosa e Werner Salles: “Cavalo é um divisor de águas para o cinema de Alagoas”
Crítica: Cavalo

20210816 cavalo live papo de cinema 750

Os diretores explicam: “Escolhemos o corpo como signo mais proeminente do filme. Nossas personagens são sete jovens artistas alagoanos, rappers, Bboys e Bgirls, dançarinos e dançarinas de diferentes gêneros. E alguns deles são cavalos, condição que potencializa a capacidade de expressão corporal”.
Em comemoração ao primeiro longa-metragem alagoano financiado com recursos públicos, a partir de um edital estadual, o Papo de Cinema promove uma live no Instagram do site, nesta terça-feira, 17 de agosto, às 20h. Participe, e compartilhe com os conhecidos! Nós conversamos com dois atores-performers do filme, além de uma especialista em educação e comunicação.

  • Rosana Borges: jornalista, doutora em ciências da comunicação pela ECA-USP e autora dos livros Mídia e Racismo (2012) e Espelho Infiel: O Negro no Jornalismo Brasileiro (2004);
  • Allexandrea Constantino: ator, produtor, psicólogo, e intérprete, com 22 anos de carreira e trabalho em mais de 40 peças de teatro;
  • Leide Serafim Olodum: dançarina, compositora e coreógrafa, atuando no cenário artístico alagoano desde 1995, com três clipes divulgados.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *