O Centro Cultural Banco do Brasil, nas unidades São Paulo e Rio de Janeiro, promove entre os dias 7 e 19 de março uma retrospectiva completa da carreira da cineasta Helena Solberg, considerada a única mulher a fazer parte do Cinema Novo, que completa 80 anos em junho deste ano. Será exibida toda a filmografia dela, filmes de curta e longa-metragem, documentários e ficções.
Helena Solberg possui uma carreira singular, de meio século. Ela viveu durante mais de três décadas nos Estados Unidos, onde construiu uma trajetória marcada por produções militantes e feministas. Relativamente pouco debatidos nos círculos da crítica de cinema brasileira, os filmes de Helena tiveram reconhecimento internacional, sendo premiados em diversos festivais mundo afora.
Com curadoria de Carla Italiano e Leonardo Amaral, a programação traz toda a obra de Helena Solberg, entre eles os curtas a Entrevista (1966), que entrevista moças de formação burguesa do Rio de Janeiro sobre casamento, sexo e política; o poético Meio Dia (1970), inspirado em Zero de Conduta (1933), do cineasta francês Jean Vigo; e a primeira realização de Solberg nos EUA, A Nova Mulher”(1974), que oferece um panorama histórico da luta feminina por igualdade desde o século XIX.
Confira aqui a programação completa da retrospectiva:
SERVIÇO
Retrospectiva Helena Solberg
De 07 a 19 de março de 2018
Entrada Franca
CCBB São Paulo (Rua Álvares Penteado, 112 – Centro)
CCBB Rio (Rua Primeiro de Março, 66 – Centro)
Ingressos: serão distribuídos a partir de uma hora antes de cada sessão, na bilheteria do local
(Fonte: Assessoria de Imprensa do CCBB)
Últimos artigos de (Ver Tudo)
- Top 10 :: Dia das Mães - 12 de maio de 2024
- Tendências de Design de E-mail Para 2022 - 25 de março de 2022
- Saga :: A Era do Gelo - 1 de fevereiro de 2022
Deixe um comentário