CCBB São Paulo recebe mostra gratuita Mel Brooks – Banzé no Cinema

Publicado por
Bruno Carmelo

Em 25 de novembro, o Centro Cultural Banco do Brasil – São Paulo (CCBB – SP) retoma suas atividades presenciais com a Mostra Mel Brooks – Banzé no Cinema. O evento já tinha sido exibido no Rio de Janeiro e em Brasília entre janeiro e março de 2020, antes de a pandemia de Covid-19 provocar o fechamento dos centros culturais. Agora, o público paulistano acolhe a retrospectiva até 21 de dezembro de 2020.

Serão exibidos 28 filmes, incluindo onze obras dirigidas por Mel Brooks (como as comédias Primavera para Hitler, 1967, Banzé no Oeste, 1974, e A Última Loucura de Mel Brooks, 1976), quatro documentários sobre a carreira do cineasta (incluindo Mel Brooks: Make a Noise, 2013) e filmes que influenciaram na carreira do norte-americano (a exemplo de comédias de Woody Allen, Carl Reiner e David Zucker).

 

Banzé no Oeste, de Mel Brooks

 

LEIA MAIS
5+1 :: Mel Brooks
Mostra Lumière Cineasta marca a reabertura do CCBB-RJ
Opinião :: A nova experiência da 44ª Mostra de São Paulo

Em paralelo às exibições, o CCBB organiza um debate a respeito da trajetória de Brooks dia 3 de dezembro, com a presença de Afonso Capellaro e Felipe Furtado, e mediação de José Aguiar, curador da mostra em parceria com Eduardo Reginato. Aguiar afirma em nota à imprensa: “A obra de Mel Brooks é ímpar por diversos fatores, não apenas na compreensão perfeita do timing do humor e da imensa capacidade perceptiva de replicar os gêneros que homenageia pelo viés da paródia”.

Ele continua: “Um desses fatores primordiais é o grupo seleto de atores que se repetem em seus filmes – sejam como protagonistas, sejam em participações especiais – em um entrosamento, dedicação e entrega pouco vistos no cinema: os geniais Gene Wilder, Dom DeLuise e Madeline Kahn, por exemplo”. Você encontra todas as informações sobre filmes, datas e sessões no site oficial do CCBB.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)