Na noite desta quinta-feira, dia 23 de junho, aconteceu a cerimônia de abertura da 11ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, no Cine Vila Rica, centro da cidade histórica mineira. O evento tem o objetivo de destacar as áreas de história, educação e preservação do audiovisual.
No tributo a Eduardo Coutinho, pela Temática Histórica, receberam a homenagem sua assistente em diversos filmes, Laura Liuzzi, e a atriz Inês Peixoto, que trabalhou com o realizador em Moscou (2009). Chico Moreira, pioneiro na restauração de filmes no Brasil, foi relembrado por sua trajetória como montador. Déia, a viúva de Chico, e Daniel, seu filho, estiveram presentes.
Foram exibidas ainda, imagens históricas relatando assuntos como: o processo de redemocratização brasileiro, o contexto político-econômico mundial dos últimos 30 anos e as manifestações populares pelo fim da violência contra a mulher.
Simulando um programa de auditório dos anos 1980, a apresentação da noite, foi dirigida por Chico de Paula e idealizada em conjunto com Raquel Hallak, coordenadora da Mostra. A programação completa da 11ª CineOP pode ser conferida no site do evento.
(Fonte: Universo Produção)