Não é de hoje que a China ocupa, internacionalmente, uma posição de destaque no cinema, sobretudo no que tange ao âmbito comercial. Mas, agora, o país do oriente se tornou o maior mercado cinematográfico do mundo, superando o equivalente norte-americano. As vendas de ingressos na China chegaram a 20,21 bilhões de yuans (US$ 3,17 bilhões) entre janeiro e março, de acordo com o China Movie Data Information Network, órgão especializado. Na América do Norte, a arrecadação, no mesmo período, foi de US$ 2,8 bilhões.
Todavia, se engana quem pensa que o país mais populoso do mundo alcançou tais resultados por causa de blockbusters estadunidenses. Cerca de 75% da cifra foi conseguida por filmes chineses. Dos 10 longas mais bem-sucedidos nas bilheterias de lá, sete são produções locais e cinco estão no tipo da lista. Operação Mar Vermelho, que aborda uma missão anti-pirataria no Mar Vermeho, é o campeão dos três primeiros meses de 2018.
A China também é um mercado essencial para Hollywood, em virtude desse enorme potencial de arrecadação, embora o governo limite a exibição de filmes estrangeiros no país.
(Fonte: Redação PdC)