Ainda não se sabe ao certo quando os cinemas voltarão a funcionar, e muito menos se o público terá vontade de frequentar as salas antes de a pandemia de Covid-19 ser controlada. Mesmo assim, de acordo com a Variety e o IndieWire, o diretor Christopher Nolan está lutando para conseguir a reabertura das salas o quanto antes, para que seu novo filme seja a primeira grande estreia pós-crise.
Trata-se de Tenet (2020), superprodução que custou US$205 milhões aos estúdios Warner Bros – um orçamento ainda maior do que o de Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008), A Origem (2010) ou Dunkirk (2017). O suspense, que mistura espionagem e viagens no tempo, é estrelado por Robert Pattinson e John David Washington. A história foi filmada nos Estados Unidos, Índia, Estônia, Noruega, Reino Unido e Dinamarca. Os detalhes da história ainda são mantidos em segredo.
“Chris realmente quer ser a pessoa que vai trazer o filme capaz de reabrir os cinemas. Não conheço ninguém nos Estados Unidos que esteja se esforçando tanto para reabrir os cinemas e conseguir lançar seu filme do que Chris Nolan“, afirmou Richard Gelfond, CEO da IMAX. O lançamento nos Estados Unidos está previsto para 17 de julho, e os produtores pretendem manter esta data.
LEIA MAIS
Tenet :: Christopher Nolan começa a rodar seu novo filme
Tenet :: Estrela de Yesterday se junta ao elenco do novo filme de Christopher Nolan
Estudo prevê queda de ao menos 40% nas bilheterias mundiais em 2020
“A curto prazo, incorporamos diversas ferramentas de trabalho à distância em nossa rotina, para nossos funcionários terem acesso seguro aos meios de pós-produção, de modo a continuarmos o trabalho em títulos como Tenet“, conclui Gelfond. Ainda não está claro se haverá medidas especiais para proteger os espectadores no retorno às salas de cinema, como práticas de desinfecção e de distanciamento social. Alguns festivais de cinema preveem sessões com uma cadeira livre entre espectadores, por exemplo.
Por mais que Nolan seja um apaixonado pela sala de cinema e pela filmagem em película, ao invés dos lançamentos em streaming, a pressa do cineasta e dos produtores em reabrir cinemas antes mesmo de estabelecerem um protocolo de segurança, num país fortemente afetado pela Covid-19, tem sido recebido nas redes sociais como sinal de egoísmo e ganância.
Tenet foi concebido para se tornar um dos maiores blockbusters do ano. De acordo com a Variety, a indústria norte-americana considera que as eventuais perdas de arrecadação durante a reabertura dos cinemas, devido a espectadores com receio de aglomerações, seriam compensadas pelo forte boca a boca em relação ao filme. A data de lançamento no Brasil não está definida.