20200415 zepiqueno

“Dadinho é o caralho, meu nome é Zé Pequeno!”. Como esquecer da histórica frase que norteia a transição do personagem em Cidade de Deus (2002)? Pois 18 anos após o lançamento do filme dirigido por Fernando Meirelles, eis que vem a surpresa: há um jogador holandês cujo nome é em homenagem ao papel eternizado por Leandro Firmino da Hora.

Zépiqueno Redmond é um jovem atacante de 13 anos que integra a equipe sub-14 do Feyenoord, um dos principais times de futebol da Holanda. Por mais que não tenha qualquer parentesco com o Brasil, o garoto ganhou este nome porque seus pais assistiram ao filme e gostaram da sonoridade. Desta forma, Zé Pequeno deixou a ficção para se tornar realidade.

Confira abaixo um vídeo que mostra o faro de artilheiro (sem trocadilho!) de Zépiqueno, autor de três gols na vitória sobre o Sparta Rotterdam por 6 x 0.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista e crítico de cinema. Fundador e editor-chefe do AdoroCinema por 19 anos, integrante da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) e ACCRJ (Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro), autor de textos nos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros", "Documentário Brasileiro - 100 Filmes Essenciais", "Animação Brasileira - 100 Filmes Essenciais" e "Curta Brasileiro - 100 Filmes Essenciais". Situado em Lisboa, é editor em Portugal do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deFrancisco Russo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *