Cine Ceará 2020 :: Conheça os filmes das Mostras Sociais, exibidos na televisão

Publicado por
Bruno Carmelo

O 30º Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema aposta num formato inédito em tempos de pandemia. O evento sediado em Fortaleza se expande para uma edição multitelas: enquanto a mostra competitiva de longas-metragens ibero-americanos e cearenses será apresentada presencialmente no Cineteatro São Luiz, com capacidade reduzida e seguindo protocolos de segurança, os curtas-metragens ibero-americanos e cearenses serão exibidos por meio do Canal Brasil, e os debates, por meio do canal do Cine Ceará no YouTube.

Em paralelo, as Mostras Sociais chegam ao canal TV Ceará, emissora pública mantida pela FUNTELC (Fundação de Teleducação do Ceará). Três longas-metragens foram selecionados para as mostras O Primeiro Filme a Gente Nunca Esquece, Melhor Idade e Acessibilidade. O primeiro deles é a animação Os Under-Undergrounds: O Começo (2018), de Nelson Botter Jr., apresentando uma aventura subterrânea liderada pelo jovem Heitor Villa-Lobos.

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Um Dia para Susana

 

Já o drama costa-riquenho/mexicano Violeta ao Fim (2017), de Hilda Hidalgo, acompanha os dilemas de Violeta, mulher que se divorcia aos 72 anos de idade. Enquanto redescobre a rotina sem a presença do ex-marido, enfrenta a pressão de um banco que tenta se apossar de sua casa. Concluindo a seleção, o documentário brasileiro Um Dia para Susana (2018), de Rodrigo Boecker e Giovanna Giovanini, retrata a trajetória de resiliência de Susana Schnarndorf, triatleta sofrendo de uma doença degenerativa, e adaptando-se à competição nas paralimpíadas.

O Cine Ceará 2020 ocorre entre os dias 5 e 11 de dezembro. O festival conta com sete produções ibero-americanas inéditas disputando o prêmio principal, incluindo os brasileiros A Morte Habita à Noite (2020), Nazinha Olhai por Nós (2020) e Última Cidade (2020), ao lado de produções de Espanha, Cuba, Chile, Argentina e Venezuela.

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Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

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