Cine Ceará 2020 :: Festival começa com homenagem e A Morte Habita à Noite

Publicado por
Bruno Carmelo

Neste sábado, 5 de dezembro, se inicia a 30ª edição do Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema. Pela primeira vez, o evento aposta num formato híbrido. Os longas-metragens da Mostra Competitiva e da Mostra Olhar do Ceará serão exibidos presencialmente, no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza, e simultaneamente pelo Canal Brasil. Já os curtas-metragens da Mostra Competitiva ficam disponíveis na plataforma online do Canal Brasil, enquanto demais curtas e debates chegam ao público via YouTube.

Na cerimônia de abertura, a partir de 20h, será apresentado o primeiro longa-metragem em competição pelo prêmio principal. Trata-se do brasileiro A Morte Habita à Noite (2020), longa de estreia do cineasta Eduardo Morotó. Estrelado por Rony Villela, Mariana Nunes e Rita Carelli, o filme acompanha a jornada de um homem viciado em álcool, atravessando um relacionamento amoroso problemático até encontrar uma figura inesperada durante a noite.

LEIA MAIS
Cobertura :: 30º Cine Ceará: Festival Ibero-Americano de Cinema (2020)
Cine Ceará 2020 :: Lázaro Ramos e Glória Pires serão os homenageados da 30ª edição
Cine Ceará 2020 :: Anunciados os curtas e longas das mostras competitivas

 

A Morte Habita à Noite

 

O filme foi selecionado nos festivais de Roterdã e Viña del Mar, e recebeu o prêmio de melhor ator no Festival Inffinito. Em paralelo, os curtas-metragens da mostra Olhar do Ceará já se encontram disponíveis no YouTube do Cine Ceará, permanecendo até o dia 11 de dezembro, quando serão anunciados os vencedores desta edição.

A noite se completa com uma homenagem a Glória Pires. A atriz de O Quatrilho (1995) e Nise: O Coração da Loucura (2015), além de comédias populares como Se Eu Fosse Você (2006), não comparecerá a Fortaleza por precauções relacionadas à Covid-19. No entanto, ela ganhará uma homenagem em vídeo, e gravou um depoimento para ser exibido à imprensa e aos convidados.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)