Cine Ceará 2020 :: Lázaro Ramos e Glória Pires serão os homenageados da 30ª edição

Publicado por
Bruno Carmelo

O 30º Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema anunciou os dois homenageados da edição 2020. Os atores Glória Pires e Lázaro Ramos recebem o Troféu Eusébio Oliveira por suas carreiras no cinema e televisão, no entanto, devido aos protocolos relacionados à Covid-19, eles não comparecerão ao Cineteatro São Luiz, em Fortaleza. Os dois receberam as recompensas em suas casas, e enviaram vídeos de agradecimento que serão exibidos aos convidados e à imprensa.

Este ano, o evento aposta num formato híbrido. Enquanto os longas-metragens da Mostra Competitiva e da Mostra Olhar do Ceará serão apresentados simultaneamente para o público e imprensa locais (adotando medidas de segurança) e na televisão, via Canal Brasil, os curtas-metragens da Mostra Competitiva e os debates serão transmitidos via YouTube. Enquanto isso, algumas mostras paralelas ganham exibição na TV Ceará. Entenda a organização de 2020.

LEIA MAIS
Cine Ceará 2020 :: Conheça a programação entre sala de cinema, TV e Internet
Cine Ceará 2020 :: Conheça os filmes das Mostras Sociais, exibidos na televisão
Cine Ceará 2020 :: Anunciados os curtas e longas das mostras competitivas

 

Cineteatro São Luiz, em Fortaleza (CE)

 

Glória Pires será reconhecida pelos trabalhos em filmes como O Quatrilho (1995), É Proibido Fumar (2009), Flores Raras (2013) e Nise: O Coração da Loucura (2015). Em 2021, ela interpreta uma policial federal sofrendo de Alzheimer no filme A Suspeita. Já Lázaro Ramos traz na carreira títulos do porte de Madame Satã (2002), O Homem que Copiava (2003), Saneamento Básico: O Filme (2007), Tudo que Aprendemos Juntos (2015) e O Beijo no Asfalto (2017). Ele estrela O Silêncio da Chuva (2020), de Daniel Filho, que será exibido no encerramento do festival.

Em comunicado à imprensa, Ramos declarou: “Em um ano tão difícil para o nosso cinema, receber essa homenagem e ter o filme exibido pela primeira vez no nosso país nesse festival é um estímulo pra gente seguir. […] O Silêncio da Chuva é um filme feito em cima de um clássico literário dirigido pelo grande Daniel Filho, eu estou doido para que as pessoas vejam! Vai ser um momento de emoção e de reafirmar o compromisso de nós que fazemos cinema de levar o nosso melhor para as pessoas”.

O Cine Ceará 2020 ocorre entre os dias 5 e 11 de dezembro, com cobertura diária do Papo de Cinema.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)