Na noite de 10 de dezembro, o 30º Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema apresentou o último longa-metragem da mostra competitiva. O documentário espanhol-francês-suíço-cubano A Meia Voz (2020) apresenta a jornada de duas cineastas, Heidi Hassan e Patrícia Pérez Fernández, que abandonaram Cuba para viverem na Europa, sendo consideradas desertoras em seu país.
O projeto autobiográfico reúne cartas e vídeos trocados pelas amigas durante anos, quando se distanciaram e passaram a morar em países distintos. Mesmo afastadas, compartilharam a solidão, a condição adversa de estrangeiras e às dúvidas quanto à maternidade e aos relacionamentos amorosos. Por meio do cinema, as trajetórias convergem numa só experiência.
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A Meia Voz venceu o Idfa, um dos mais prestigiosos festivais de documentários no mundo, porém dividiu opiniões no Cine Ceará. Apesar dos aplausos calorosos de parte da plateia (que tentava compensar o número limitado de espectadores com o furor das palmas), resta a sensação de um projeto que reproduz códigos do cinema confessional comuns a dezenas de documentários precedentes. A poesia das vozes sussurrantes, imagens desfocadas e câmera lenta tampouco traz algum senso de novidade. Leia a nossa crítica.
A quinta-feira também apresentou o último longa-metragem da Mostra Olhar do Ceará. Ironicamente, trata-se de um documentário baiano-pernambucano: Rio de Vozes (2019) acompanha famílias de pescadores vivendo às margens do rio São Francisco, sofrendo com a deterioração dos recursos naturais. Os diretores Andrea Santana e Jean-Pierre Duret imprimem um discurso ecológico naturalista, porém evitam apontar dedos aos responsáveis pela precarização das atividades econômicas. Leia a nossa crítica.
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Nesta sexta-feira, 11, serão conhecidos os vencedores da edição 2020. Adaptando-se aos protocolos de segurança relacionados à Covid-19, a cerimônia de premiação evita a entrega presencial de troféus, privilegiando discursos de agradecimento em vídeo. A competição se destaca por não trazer um favorito claro: embora Branco no Branco tenha chamado a atenção pelo escopo impressionante de sua produção, os jurados podem preferir a invenção formal de Última Cidade, ou ainda a combinação entre humanismo e engajamento social de Era uma Vez na Venezuela, por exemplo.
Em paralelo, o 30º Cine Ceará efetua a segunda e última homenagem do ano a Lázaro Ramos. O ator gravou um vídeo em comemoração ao troféu Eusélio Oliveira pelo conjunto da carreira. Enquanto inicia a carreira de diretor, com o ainda inédito Medida Provisória (2020), ele estrela o suspense policial O Silêncio da Chuva (2020), de Daniel Filho, apresentado fora de competição na noite de encerramento. Ramos interpreta um policial encarregado de investigar o homicídio de um empresário.
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