Cine Ceará 2021 :: Inscrições para longas e curtas começam em 10 de agosto

Publicado por
Bruno Carmelo

Entre os dias 10 de agosto e 10 de setembro de 2021, o Cine Ceará: Festival Ibero-Americano de Cinema abre inscrições para curtas e longas-metragens, visando a seleção de sua 31ª edição. Os projetos podem ser inscritos em uma das três mostras disponíveis: Competição Ibero-Americana de Longa-Metragem, Competição Brasileira de Curta-Metragem e Olhar do Ceará.
Este ano, excepcionalmente, o festival recompensa cada longa-metragem selecionado na competição ibero-americana com o cachê de R$ 6 mil. O Cine Ceará mantém em 2021 o formato híbrido que funcionou muito bem em 2020: enquanto algumas sessões serão exibidas no Cine São Luiz, em Fortaleza, para um número reduzido de jornalistas e convidados, seguindo os protocolos de segurança, os filmes também ganham exibições pelas plataformas do Canal Brasil e Globoplay. O evento ocorre entre os dias 27 de novembro e 3 de dezembro.
LEIA MAIS
Cine Ceará 2020 :: “Pretendemos manter o festival em formato híbrido”, explica Wolney Oliveira
Cine Ceará 2020 :: O ano em que resistimos juntos, porém afastados (Balanço final)
8ª Mostra de Cinema de Gostoso :: Inscrições abertas até 26 de setembro

A Meia Voz

Serão elegíveis os projetos finalizados a partir de janeiro de 2020, que não tenham participado do processo de seleção do ano anterior. Para os curtas-metragens, os curadores consideram filmes com até 25 minutos de duração, e para os longas-metragens, as obras precisam ter pelo menos 60 minutos. Qualquer gênero ou linguagem será aceito, entre ficção, documentário, animação, experimental etc. 30% da seleção, no mínimo, é reservada ao trabalho de diretoras mulheres.
Os vencedores em cada categoria, eleitos pelo júri oficial e pela crítica, receberão o Troféu Mucuripe. O melhor longa-metragem ibero-americano de 2021 também leva o prêmio de R$ 20 mil. Em 2020, o grande vencedor foi o documentário autobiográfico A Meia Voz, produção cubana-espanhola-franco-suíça de Patricia Pérez e Heidi Hassan, mostrando o exílio das diretoras em países diferentes, enquanto criavam juntas.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)