20220919 filha palhaco papo de cinema

Outubro será o mês para ir à Fortaleza, uma das cidades mais bonitas e acolhedoras do Brasil, e conferir a 32ª edição do Cine Ceará. E, claro, o Papo de Cinema já está garantido nessa festividade que promete projetar alguns dos principais filmes ibero-americanos da atualidade. De acordo com os organizadores, “buscar a unidade dos diferentes pedaços de um país recentemente afetado por uma pandemia e uma grave crise econômica foi o fio condutor para a seleção dos filmes”. Para o cineasta Vicente Ferraz, curador da mostra competitiva de longas, “No Cine Ceará não há distinção de gênero, podemos ter filmes de ficção, documentários e animações na competitiva de longas. Lá, estão propostas de impacto, alegorias, experimentais e outros mais intimistas. Claro que também, como em anos anteriores, privilegiamos o cinema do Nordeste, particularmente a atual produção do Ceará”. E outra das vedetes do evento será a Mostra Olhar do Ceará, recorte do pujante cenário cinematográfico do Ceará atual. “Nos longas, os documentários dominam, mas em cada um dos quatro filmes escolhidos existem formas diferentes de olhar para o real utilizando diferentes possibilidades da linguagem cinematográfica, chaves de interpretação diferentes da realidade e temáticas que são bem diversas entre si”, diz a curadora da mostra, Camilla Osório. Então, confira os curtas e longas-metragens selecionados para as mostras ibero-americana e cearense.

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LONGAS DA COMPETITIVA IBERO-AMERICANA  

A Filha do Palhaço, de Pedro Diógenes
Green Grass, de Ignacio Ruiz
A Piedade, de Eduardo Casanovas
Inseparáveis, de María Álvarez
O Invisível, de Javier Andrade
Meninos de Las Brisas, de Marianela Maldonado
O Acidente, de Bruno Carboni
Vicenta B, de Carlos Lechuga

CURTAS DA COMPETITIVA BRASILEIRA  

Alexandrina: Um Relâmpago, de Keila Sankofa
Big Bang, de Carlos Segundo
Camaco, de Breno Alvarenga
Celeste (Sobre Nós), de Natália Araújo
Cemitério de Flores, de Rafael Toledo
Contragolpe, de Victor Uchôa
Elusão, de Taís Augusto
Filhos da Noite, de Henrique Arruda
Infantaria, de Laís Santos Araújo
O Último Domingo, de Joana Claude, Renan Barbosa Brandão

 

LONGAS DA MOSTRA OLHAR DO CEARÁ 

A Colônia, de Virgínia Pinho, Mozart Freire
Afeminadas, de Wesley Gondim
Escuridão na Terra da Luz, de Popy Ribeiro
Todo Mundo Já Foi Para Marte, de Telmo Carvalho

CURTAS DA MOSTRA OLHAR DO CEARÁ 

A Margem de Um Rio Que Correm Meus Ancestrais, de Iago Barreto Soares
Aluá, de Felipe Camilo
Aquele que Veio do Oeste, de Wesjley Maria
Bege Euforia, de Anália Alencar
Fio de Ariadne, de Mozart Freire, Ton Martins
Mulheres Árvore, de Wara
Na Estrada Sem Fim Há Lampejos de Esplendor, de Liv Costa, Sunny Maia
Ópera Sem Ingresso, de Andreia Pires
Pedro, de Leo Silva
Rosa Negra, de Sabina Colares, Marieta Rios

 

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Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.
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