Cine Ceará 2024 :: Aplausos para novo filme de Joel Zito Araújo marcam abertura da 34ª edição do festival

Publicado por
Victor Hugo Furtado

Está dada a largada para o Cine Ceará: Festival Ibero-americano 2024. Na noite do último sábado, 09, ocorreu a primeira exibição da Mostra Competitiva Ibero-americana de Longas da 34ª edição do evento, no Cineteatro São Luiz (R. Major Facundo, 500 – Centro). Na calorosa noite de primavera na cidade de Fortaleza, o documentário Brasiliana: O Musical Negro que Apresentou o Brasil ao Mundo, mais novo filme de Joel Zito Araújo, foi bem recebido pelo público presente, composto por autoridades, realizadores, imprensa e público em geral. Artistas como Gero Camilo e Darío Grandinetti estavam na plateia.

CONFIRA TAMBÉM
– Podcast Papo de Cinema
(YouTube e principais players de áudio)

Em Brasiliana: O Musical Negro que Apresentou o Brasil ao Mundo, Joel Zito resgata a importante trajetória do grupo de dança brasileiro homônimo. Brasiliana se apresentou em mais de 90 países entre os anos 1950 e 1970, levando ao espectadores danças como samba e maracatu, e manifestações culturais como São João e Carnaval.

Brasiliana, primeiro filme projetado no Cine Ceará 2024.

No palco, Araújo revelou que desconhecia a Brasiliana e que o projeto é fruto de “uma das coisas que mais gosto de fazer”. “Eu tenho um prazer especial em realizar filmes de arquivo. Quando descobri esse time, e as vidas que foram tocadas por ele, não tive dúvida de que deveria desenvolver algo interessante para que outros pessoas também tivessem a oportunidade de conhecê-lo”, disse o diretor. 

OUTROS DESTAQUES

A noite também foi de homenagem. No palco, a Universidade Federal do Ceará (UFC) recebeu o troféu Eusélio Oliveira, pelos 70 anos de sua fundação. A instituição estava representada pelo reitor da UFC, Custódio Almeida. Ao entregar a honraria, Wolney Oliveira, diretor do Cine Ceará,  não conteve as lágrimas. Segundo ele, a felicidade era “enorme”, pois é “um filho da UFC”. Em seu discurso, Custódio se disse honrado e que o Cine Ceará faz parte da história da UFC desde 1991. “Temos muito orgulho dessa relação ininterrupta, produtiva e promissora”. O reitor aproveitou o momento para anunciar que Wolney está dirigindo um longa sobre a UFC, e a estreia será na 35ª edição do Cine Ceará, em 2025. 

Wolney Oliveira e Custódio Almeida no palco do Cine Ceará 2024. Foto: Rogerio Resende

Outro momento inesperado foi um pronunciamento de Margareth Menezes, Ministra da Cultura. Em vídeo especial projetado na telona do cinema, a Ministra destacou “alegria imensa” de estar no evento, “mesmo que virtualmente”.

Para nós, do Ministério da Cultura, é um orgulho viabilizar a realização da 34ª edição do Cine Ceará através da Lei Rouanet, Lei de Incentiva Cultura. Esse projeto lindo que conecta o povo cearense ao cinema ibero-americano é de enorme importância para o desenvolvimento do nosso audiovisual, e este ano é ainda mais especial porque estamos celebrando o centenário do cinema cearense. São 100 anos desde a exibição do filme de Adhemar Bezerra de Albuquerque, um século de uma rica história cinematográfica que ainda tem muitos capítulos para serem inscritos”, disse ela.

DEMAIS LONGAS DO CINE CEARÁ 2024

Além de Brasiliana: O Musical Negro que Apresentou o Brasil ao Mundo, também serão projetados no Cine Ceará outros cinco longas. São eles: Um Lobo Entre os Cisnes, de Marcos Schechtman e Helena Varvaki, Milonga, coprodução Uruguai-Argentina com direção de Laura González, Linda, produção argentina de Mariana Wainstein, o dominicano A Bachata de Biônico, do diretor Yoel Morales, e o documentário En La Caliente: Contos de um Guerreiro do Reggaeton, coprodução Cuba-Estados Unidos dirigida por Fabien Pisani. 

Vale lembrar que os interessados podem adquirir seus ingressos no link oficial (ingressos serão disponibilizados a partir das 14 horas do dia anterior à exibição, ou seja, os do dia 09 a partir do dia 08, e assim sucessivamente). 

LEIA TAMBÉM
Mostra de Gostoso 2024 :: Divulgados os filmes da 11ª edição do evento potiguar
Festival Varilux 2024 :: Começa a 15ª edição do evento dedicado ao cinema francês
Festival de Cinema Italiano no Brasil 2024 :: Evento começa hoje em todas as regiões do país

Gostou do conteúdo sobre o Cine Ceará 2024? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
YouTube | Letterboxd | Threads | BlueSky

E que tal dar uma conferida no nosso canal do YouTube? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: victor@papodecinema.com.br

Últimos artigos deVictor Hugo Furtado (Ver Tudo)