Cine Ceará 2024 :: Começa a mostra competitiva brasileira de curtas

Publicado por
Victor Hugo Furtado

A segunda-feira foi de celebração dos curtas nacionais no Cine Ceará: Festival Ibero-americano 2024. À noite, no Cineteatro São Luiz (R. Major Facundo, 500 – Centro), em Fortaleza, o evento deu o pontapé inicial na Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem. Ao todo, três projetos antecederam a exibição do longa-metragem Milonga, coprodução Uruguai-Argentina com direção de Laura González. 

CONFIRA TAMBÉM
– Podcast Papo de Cinema
(YouTube e principais players de áudio)

A primeira projeção da noite no Cine Ceará foi Você, aposta assinada por Elisa Bessa. Produzido no Rio de Janeiro, e com sete minutos de duração, o curta mostra, por meio de uma conversa telefônica com uma delegada, uma mãe que revive memórias de sua vida com o pai de sua filha. A obra, também selecionada para o Inffinito Brazilian Film Festival 2024 e Athens International Monthly Art Film Festival 2024, foi apresentada ao público por Elisa sendo dedicada à mãe da realizadora. “Esse filme pra minha mãe. Elas são as verdadeiras heroínas, não é?”, disse Bessa. 

Elisa Bessa no palco do Cine Ceará

Quinze Quase Dezesseis, de Thais Fujinaga, também foi destaque. O filme – que também passou no Festival Kinoforum – desponta como um dos favoritos ao prêmio do Cine Ceará ao narrar a trajetória de amadurecimento de Tamiris, adolescente que tem a chance de estudar em uma escola particular por meio de uma bolsa por jogar basquete. Ela passa a se dividir entre treinos e aulas de teatro. Pela primeira vez em contato com o fazer artístico, Tamiris descobre outras formas de extravasar as energias, até que é abusada durante uma aula.

LEIA TAMBÉM
– Estrelas de Um Lobo Entre os Cisnes falam sobre o filme em Fortaleza
– Aplausos para novo filme de Joel Zito Araújo marcam abertura da 34ª edição do festival

Completou a noite do Cine Ceará Cavaram uma Cova no Meu Coração, de Ulisses Arthur, também exibido no 13º Olhar de Cinema. O curta apresenta uma gangue de adolescentes que planeja quebrar uma máquina responsável por tremores e afundamento do solo. Essa instalação é propriedade de uma mineradora que perfura a terra para extrair sal-gema. 

DEMAIS CURTAS DO CINE CEARÁ 2024

Ainda serão projetados no Cine Ceará: Bolinho de Chuva, de Cameni Silveira, Dona Beatriz Ñsîmba Vita, de Catapreta, Eu Sou um Pastor Alemão, de Angelo Defanti, Fenda, de Lis Paim, Maputo, de Lucas Abraão, Os Mortos Resistirão para Sempre, de Carlos Adriano, Salmo 23, de Lucas Justiniano e José Menezes, Tiramisú, de Leônidas Oliveira, e Todas as Memórias que Você Fez em Mim, de Pedro Fillipe. Vale lembrar que os interessados podem adquirir seus ingressos no link oficial (ingressos serão disponibilizados a partir das 14 horas do dia anterior à exibição, ou seja, os do dia 09 a partir do dia 08, e assim sucessivamente). 

LEIA TAMBÉM
Mostra de Gostoso 2024 :: Divulgados os filmes da 11ª edição do evento potiguar
Festival Varilux 2024 :: Começa a 15ª edição do evento dedicado ao cinema francês
Festival de Cinema Italiano no Brasil 2024 :: Evento começa hoje em todas as regiões do país

Gostou do conteúdo sobre o Cine Ceará 2024? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
YouTube | Letterboxd | Threads | BlueSky

E que tal dar uma conferida no nosso canal do YouTube? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: victor@papodecinema.com.br