Cine Ceará 2024 :: Wolney Oliveira, diretor do evento, faz balanço da 34ª edição

Publicado por
Victor Hugo Furtado

À frente do Cine Ceará: Festival Ibero-americano desde sua quarta edição, o cineasta Wolney Oliveira celebra o encerramento de mais um ano do festival em 2024. Em mais uma oportunidade, o evento se consolida como “um dos mais prestigiados do circuito ibero-americano”, segundo o próprio. Em conversa exclusiva com o Papo, Wolney compartilhou reflexões sobre o impacto da 34ª edição e revelou planos para o futuro. Siga o fio e confira!

CONFIRA TAMBÉM
– Podcast Papo de Cinema
(YouTube e principais players de áudio)

Sobre a execução do Cine Ceará, Oliveira nos revelou que “não há edição fácil”. “Sempre é difícil. Colocar esse evento de pé, anualmente, só é viável por termos grandes parceiros comerciais e incentivos culturais. Acho que estamos indo super bem em 2024, conseguindo fazer uma seleção poderosa, com diversos projetos inéditos e algumas estreia mundiais. O evento tem se desenvolvido muito bem”. 

LEIA TAMBÉM
Festival Varilux 2024 :: Começa a 15ª edição do evento dedicado ao cinema francês
Festival de Cinema Italiano no Brasil 2024 :: Evento começa hoje em todas as regiões do país

Em 2024, vale lembrar, além de comandar as ações do Cine Ceará, Wolney também teve a chance de exibir sua mais nova aposta cinematográfica. No último final de semana, o diretor apresentou, no Cineteatro São Luiz (Rua Major Facundo, 500 – Centro), o documentário Lampião, Governador do Sertão. A obra, que expõe a trajetória de Virgulino Ferreira da Silva, mais conhecido como Lampião, examinando sua jornada histórica e os mitos e polêmicas que o cercam, foi aplaudida efusivamente pelo público. 

Wolney Oliveira e parte da família de Lampião no palco do Cine Ceará 2024

Sobre a projeção no Cine Ceará, ele revela que ficou “muito feliz” com a repercussão. “Lampião é um tema apaixonante e polêmico, mas, as cinco pessoas da família do Lampião que estavam na sessão gostaram do filme. Isso eu considerei como um presente. Acho que o filme conta um panorama interessante que pode deve ter uma distribuição bem pensada. Já estamos conversando sobre isso com parceiros”. 

Cena de Lampião, Governador do Sertão, destaque do Cine Ceará 2024

CINE CEARÁ 2024: RETA FINAL

Em competição, ainda serão projetados no Cine Ceará os longasA Bachata de Biônico, do diretor Yoel Morales, a partir das 19h30, da quinta-feira, e o drama Baby fora de competição, a partir do mesmo horário, na sexta. A aposta, dirigida por Marcelo Caetano, foi premiada no Festival de Cannes 2024. Clique no link do filme para conferir a crítica completa. Vale lembrar que os interessados podem adquirir seus ingressos no link oficial (ingressos serão disponibilizados a partir das 14 horas do dia anterior à exibição, ou seja, os do dia 09 a partir do dia 08, e assim sucessivamente). 

Gostou do conteúdo sobre o Cine Ceará 2024? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
YouTube | Letterboxd | Threads | BlueSky

E que tal dar uma conferida no nosso canal do YouTube? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: victor@papodecinema.com.br