Cine Ceará divulga homenageados de sua 31ª edição

Publicado por
Victor Hugo Furtado

Dois importantes nomes do cinema nacional serão condecorados pelo conjunto de suas obras! Isso porque o Cine Ceará: Festival Ibero-americano de Cinema divulgou os nomes de Halder Gomes e Marta Aurélia como homenageados da edição de número 31 do festival. O cineasta e a atriz, respetivamente, receberão o Troféu Eusélio Oliveira na solenidade de abertura do evento, marcada para o dia 27 de novembro, em Fortaleza, em cerimônia presencial que será transmitida também pela TV por assinatura e em formato virtual. Programadas para seguirem até o dia 03 de dezembro, as atividades ocorrem tradicionalmente no Cineteatro São Luiz Fortaleza e Cinema do Dragão – mas também online!

LEIA MAIS
FESTin Lisboa anuncia filmes selecionados para a 12ª edição
Festival Mix Brasil 2021 :: Divulgada lista de filmes selecionados. Confira!
Festival de Cinema Italiano 2021 começa em 5 de novembro, em formato híbrido

Vale lembrar que Gomes é um dos mais conhecidos cineastas brasileiros da última década, tendo começado sua carreira em 1991, como dublê em filmes de artes marciais nos Estados Unidos. Apesar de ter comandado o popular drama As Mães de Chico Xavier (2011), foi com as comédias bem ao estilo nordestino que conquistou o público em geral. A principal delas talvez tenha sido Cine Holliúdy (2012), elogiado pela crítica e multipremiado. Em seguida, o realizador enfileirou os cômicos O Shaolin do Sertão (2016) e Os Parças (2017), além da série Cine Holliúdy, exibida pela Rede Globo e baseada no longa homônimo. Aliás, vale lembrar que, como amante de artes marciais, Halder participou do episódio #16 do Podcast Papo de Cinema, que falou sobre a série Cobra Kai. Vale a pena conferir!

Já Marta, trabalhou por 30 anos como radialista até despontar para a fama rapidamente com um importante papel em Milagre em Juazeiro (1999), que lhe rendeu destaque nos festivais de Brasília e Cuiabá. A obra, dirigida por Wolney Oliveira, em que interpreta a beata Maria de Araujo, é baseada em uma história real. Também chamou atenção por atuar nos curtas O Melhor Amigo (2013), Os Olhos de Arthur (2016) e Marco (2019). Além de seu trabalho como atriz, na área musical, prepara-se para lançar dois singles, Tectônica e Sub-repticiamente, com produção de Caio Castelo. Em novembro, festeja 60 anos de vida com um show no Theatro José de Alencar.

Em 2021, o Cine Ceará exibirá 19 filmes, combinando longas e curtas-metragens. Na mostra ibero-americana de longas-metragens, os filmes brasileiros disputam o prêmio principal com obras do Uruguai, Porto Rico, Colômbia e Equador. Este ano, mais uma vez, mantém o formato híbrido de 2020. Os longas ganham sessões tanto presencialmente, quanto pelo Canal Brasil e a plataforma Globoplay.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: victor@papodecinema.com.br