Cine Ceará

De volta ao formato presencial, o Cine Ceará: Festival Iberoamericano de Cinema está de volta. Programada para acontecer de 7 a 13 de outubro, em Fortaleza, a 32ª edição teve seus homenageados revelados. Em 2022, Teta Maia e Ednardo vão receber o Troféu Eusélio Oliveira, no Cineteatro São Luiz (R. Major Facundo, 500 – Centro), respectivamente nos dias 12 e 13. Segundo anunciado pelos realizadores do festival, ambos profissionais possuem “grandes carreiras marcadas pelo cinema e bastidores”. Quer saber mais sobre os artistas celebrados? Confira a seguir.

LEIA MAIS
Inffinito Brazilian Film Festival :: Confira filmes selecionados para a 26ª edição do evento
BIFF 2022 : Confira os filmes selecionados para a 10ª edição do evento
Divulgada programação oficial do FAM 2022

Com mais de 20 longas-metragens, e inúmeros curtas, produzidos no Ceará, Teta Maia iniciou sua carreira na década de 1980 com a produção de O Caldeirão da Santa Cruz do Deserto (1986), de Rosemberg Cariry. Como atriz, participou de filmes como A Saga do Guerreiro Alumioso (1993), Corisco e Dadá (1996) e Siri-Ará (2008), de Cariry, além de Milagre em Juazeiro (1999), de Wolney Oliveira. Geraldo Sarno, Firmino Holanda, Petrus Cariry e Bárbara Cariry são frequentes colaboradores de Teta.

20220916 teta maia 999

Já Ednardo é um dos grandes nomes da música brasileira, tendo despontado na mesma época de seus conterrâneos Amelinha, Belchior e Fagner. É autor de várias trilhas sonoras de cinema e televisão. No cinema, assina as trilhas de Luzia Homem (1987), Tigipió (1985) e O Calor da Pele (1984). Na TV, idealizou “Pavão Mysteriozo”, tema de abertura da novela Saramandaia (1976)

20220916 ednardo 999

Vale lembrar que a programação do evento é gratuita. E, é claro, o Papo de Cinema estará presente no 32º Cine Ceará, trazendo diversas novidades que estarão acontecendo no evento, com críticas, notícias e entrevistas. Fique ligado!

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *