Cine Educação 2020 :: Confirmada a edição online do evento

Publicado por
Marcelo Müller

Você que está feliz da vida por conta da realização dos festivais de cinema virtualmente vai gostar de saber que há mais uma opção no horizonte. Entre os dias 23 e 28 de outubro será realizada a terceira edição do Cine Educação, evento organizado pelo Sinpro-RJ (Sindicado dos Professores do Município do Rio de Janeiro e Região). Entre os temas privilegiados pela curadoria estão os relativos à democracia, ao antirracismo, à diversidade e a outros tópicos considerados de suma importância para o pensamento sobre os rumos da nossa contemporaneidade. Ao todo serão disponibilizados 15 filmes, entre curtas, médias e longas-metragens, brasileiros e estrangeiros, no canal oficial do Cine Educação no YouTube. Diariamente, a partir das 19h30, haverá debates com convidados sobre os temas principais do dia e, claro, a respeito das obras que os desdobraram. A abertura do evento acontece no dia 23 com uma Live denominada Educação e Democracia, na qual estará presente o cineasta Sílvio Tendler.

LEIA MAIS
Mostra de São Paulo 2020 :: Coletiva revela filme de abertura e detalhes do evento
É Tudo Verdade 2020 :: Libelu e Collective vencem o evento. Manifesto de cineastas é divulgado
Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2020 :: Diretores indicados debatem em evento virtual

O 3º Cine Educação terá sua programação dividida nos seguintes eixos temáticos: Educação e Democracia (23/10); Educação e Antirracismo (24/10); Educação, Arte e Esporte (25/10); Educação, Diversidade e Meio Ambiente (26/10); Educação e Saúde (27/10); e Educação Pública (28/10). No dia 24, a Live Educação e Antirracismo terá a presença de Clarissa Lima, autora do livro Cor de pele: Valorizando as Diferenças para as Oportunidades Serem Iguais, na condição de convidada especial. Apoiam a iniciativa a Associação Docente da UFRJ, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFRJ (Sintufrj), o Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do Rio de Janeiro (Sepe-RJ), a Associação dos Servidores da Fiocruz (Asfoc), o Museu da República, o Cineclube Silvio Tendler, o Projeto Comunicar da PUC-Rio, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), o Instituto Bola Pra Frente e a organização internacional Football Against Racism in Europe (Fare).

Cena de “Soccer Boys”, que será exibido no evento
As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.