Cine Esquema Novo 2021 :: Começam os seminários Pensar a Imagem

Publicado por
Bruno Carmelo

A programação do 14º Cine Esquema Novo: Arte Audiovisual Brasileira vai além das exibições de longas, médias e curtas-metragens da Mostra Brasileira e Mostra Outros Esquemas. O festival online e gratuito traz mostras retrospectivas (do cineasta Welket Bungué), os inéditos Cadernos de Artista (onde os cineastas revelam as referências para suas obras) e diversos seminários.

Em 2021, os seminários têm como tema Pensar a Imagem, que serve de ponto de partida para questões políticas, teóricas e conceituais a partir da produção brasileira autoral. Preocupada com a acessibilidade, a organização promove quatro encontros com tradução ao vivo em Libras, ministrados por especialistas em práticas audiovisuais e políticas do olhar.

LEIA MAIS
Cobertura :: 14º Cine Esquema Novo – Arte Audiovisual Brasileira (2021)
Cine Esquema Novo 2021 :: Edição online e gratuita começa em 10 de abril
14º Cine Esquema Novo anuncia forte seleção da Mostra Outros Esquemas (Exclusivo)

 

 

O primeiro seminário ocorre nesta segunda-feira, 12/04, às 19h, no Canal YouTube do festival. A jornalista Rosane Borges e a roteirista Mariani Ferreira propõem o debate “Imagens e práticas antirracistas”, para analisar o cinema feito por artistas negros, e sobre corpos negros. No dia 13/04, às 19h, a curadora Rayanne Layssa e o historiador Igor Simões debatem “Olhares opositores na curadoria”, uma percepção de práticas curatoriais por homens e mulheres negros.

Na quarta-feira, 14/04, às 19h, será a vez de “Política e fabulação”, pelo olhar da crítica de cinema Kênia Freitas e do doutor em comunicação Vinicios Ribeiro. Eles investigam o conceito de afrofabulação dentro de uma perspectiva de reparação histórica. Concluindo o ciclo de seminários, dia 15/04 traz “Espectatorialidades e apropriações queer das imagens”, com o professor de cinema Fábio Ramalho e os cineastas Filipe Matzembacher e Márcio Reolon. Eles refletem sobre a associação entre a estética queer e as ideias de marginalidade e contravenção.

Você descobre a programação completa do Cine Esquema Novo no site do festival.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)