Cine Esquema Novo 2021 :: Edição online e gratuita começa em 10 de abril

Publicado por
Bruno Carmelo

Neste sábado, dia 10 de abril, se inicia a 14ª edição do Cine Esquema Novo – Arte Audiovisual Brasileira. O festival apresenta, até 15 de abril, dezenas de filmes brasileiros, entre longas, médias e curtas-metragens, a respeito de temas como a política brasileira, os direitos indígenas, a representatividade negra, feminina e LGBT, saúde mental e expressões da religiosidade.

Os curadores Jaqueline Beltrame, Ramiro Azevedo, Gustavo Spolidoro e Alisson Avila selecionaram 31 filmes para a Mostra Competitiva Brasil, entre os 395 projetos inscritos. Estas obras fornecem um bom panorama de formas e linguagens propostas pelos novos realizadores, além de contarem pela primeira vez com os Cadernos de Artista. Esta iniciativa permite aos cineastas com filmes selecionados exporem suas referências artísticas, entre vídeos, músicas e textos. Assim, o espectador tem acesso a uma parte do processo criativo das obras.

LEIA MAIS
Cobertura :: 14º Cine Esquema Novo – Arte Audiovisual Brasileira (2021)
14º Cine Esquema Novo anuncia forte seleção da Mostra Outros Esquemas (Exclusivo)
14º Cine Esquema Novo divulga 31 filmes da Mostra Competitiva

 

 

A mostra apresenta filmes como Vil, Má, de Gustavo Vinagre, e Vento Seco, de Daniel Nolasco, ambos selecionados no Festival de Berlim, além dos aclamados 13 Ways of Looking at a Bird, O Mundo Mineral e Ser Feliz no Vão. Em paralelo, os organizadores apresentam a Mostra Outros Esquemas, que inclui King Kong en Asunción, vencedor do Festival de Gramado, Mulher Oceano, vencedor do Cine PE, e Nuhu Yãg Mu Yõg Hãm: Essa Terra É Nossa!, vencedor da Mostra Olhos Livres em Tiradentes.

Você descobre toda a programação no site oficial do festival, além de informações sobre os debates, seminários, oficinas e projeções urbanas. O Papo de Cinema vai acompanhar diariamente o 14º Cine Esquema Novo, trazendo notícias e entrevistas em nossa matéria especial do festival.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)