Nesta quarta-feira, 14 de abril, foram divulgados os vencedores do Cine Esquema Novo 2021. O júri formado pela artista Linn da Quebrada, a crítica de cinema Flávia Guerra, a crítica de arte Fernanda Brenner e a cineasta Graciela Guarani dividiu o prêmio principal da mostra competitiva brasileira entre dois curtas-metragens: Os Últimos Românticos do Mundo, de Henrique Arruda, e Célio’s Circle, de Diego Lisboa.
As juradas atribuíram cinco outros prêmios especiais, todos eles para curtas-metragens, dentro de uma seleção que também compreendia longas-metragens. O diretor Lucas H. Rossi dos Santos foi recompensado por suas duas obras presentes no festival: Ser Feliz no Vão e Atordoado, Eu Permaneço Atento.
LEIA MAIS
Cobertura :: 14º Cine Esquema Novo – Arte Audiovisual Brasileira (2021)
Cine Esquema Novo 2021 :: “Estou bastante feliz com a homenagem. Me sinto verdadeiramente valorizado”, diz o homenageado Welket Bungué
Cine Esquema Novo 2021 :: Os destaques da programação online e gratuita
Os organizadores anunciaram excepcionalmente o “Chorinho do Cine Esquema Novo”, ou seja, a oportunidade de descobrir toda a programação, inclusive os filmes premiados, por mais três dias, até às 23h59 de domingo, 18 de abril, em resposta à boa recepção do público à edição virtual e gratuita.
O Papo de Cinema segue acompanhando as produções selecionadas no CEN, com críticas e entrevistas atualizadas em nossa matéria especial do festival. Confira a lista completa de premiados:
Mostra Competitiva Brasil: Grande Prêmio
Os Últimos Românticos do Mundo, de Henrique Arruda
Célio’s Circle, de Diego Lisboa
Prêmio Quebra de Eixo
Caminhos Encobertos, de Beatriz Macruz e Maria Clara Guiral
Prêmio Contra-Plano
Entre Nós e o Mundo, de Fábio Rodrigo
Prêmio Perspectiva
Perifericu, de Nay Mendl, Rosa Caldeira, Stheffany Fernanda e Vita Pereira
Prêmio Fricção
Atordoado, Eu Permaneço Atento, de Henrique Amud e Lucas H. Rossi dos Santos
Prêmio Requadro
Ser Feliz no Vão, de Lucas H. Rossi dos Santos