Categorias: Notícias

Cine Gourmet e Chef Fernando Couto fecham um ano Invictus

Publicado por

invictus11A trajetória de um grande líder e o herói de uma nação dividia serão os temas do próximo Cine Gourmet, o delicioso evento que combina cinema, gastronomia e turismo no Hotel Casa da Montanha, em Gramado. A vida do ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, premiado com o Nobel da Paz, servirá de inspiração para um jantar inédito e exclusivo elaborado especialmente para a ocasião pelo chef Fernando Couto, do restaurante Confraria do Sabor, de Campos do Jordão. O filme escolhido para este mês é o elogiado Invictus, de Clint Eastwood e estrelado por Morgan Freeman e Matt Damon, ambos indicado ao Oscar por estas performances. Esta história de conquistas e superações será tema para as criações gastronômicas do chef e para os cenários fantásticos e figurinos especiais deste encontro que tem tudo para ser inesquecível!

 Invictus

Logo após ter sido eleito presidente da África do Sul, Nelson Mandela (Morgan Freeman) tinha consciência que a nação continuava com fortes raízes racistas e encontrava-se economicamente dividido, em decorrência do apartheid. A proximidade da Copa do Mundo de Rúgbi, pela primeira vez realizada no país, fez com que Mandela resolvesse usar o esporte para unir a população. Para tanto chamou para uma reunião François Pienaar (Matt Damon), capitão da equipe sul-africana, e lhe dá o incentivo imprescindível para que a seleção nacional seja campeã. Invictus recebeu duas indicações ao Oscar – Melhor Ator e Ator Coadjuvante – e três ao Globo de Ouro, inclusive como Melhor Diretor!

Chef Fernando Couto

Proprietário do Restaurante Confraria do Sabor, em Campos do Jordão, Fernando Couto é formado em gastronomia pelo SENAC da mesma cidade. Fez vários cursos de culinária no exterior, e o mais recente foi no IAG – Instituto Argentino de Gastronomia, sobre cozinha à vácuo e novas tendências. Seu restaurante é considerado pelo Guia 4 Rodas o segundo melhor de Campos do Jordão, onde cria pratos da cozinha franco-italiana contemporânea, preservando as bases clássicas da culinária francesa.

Cine Gourmet

O projeto chega agora ao seu quinto ano. Desde a primeira edição chefs renomados tem compartilhado a missão de criar uma refeição completa, da entrada à sobremesa, inspirada num filme escolhido especialmente para a ocasião. Obras referenciais proporcionam um tempero único a cada novo encontro. Desde 2008 atarefa de cozinhar um sucesso do cinema é responsabilidade da Associação da Boa Lembrança, que indica os Chefs participantes dentre os seus associados. Em2009, a novidade ficou por conta da sétima arte, que passaram a ser temáticos. Se no começo o motivo eram os clássicos inesquecíveis, depois vieram os grandes musicais da Broadway, e em 2010 foi a vez de um passeio pelos mais encantadores cenários turísticos do mundo. Neste ano é o momento de celebrar as Personalidades que marcaram suas épocas!

Como funciona

O Cine Gourmet começa na noite de sexta-feira, com recepção dos hóspedes e convidados e uma degustação de vinhos e espumantes. No sábado pela tarde acontece o Chá da Tarde, na varanda do hotel. À noite a programação tem início às 19h, com um coquetel preparado pela gourmet e oferecido antes da exibição do longa-metragem. Às 20 horas acontece a projeção do filme escolhido na sala de eventos, seguido por um bate-papo descontraído com o chef convidado e o apresentador Robledo Milani sobre as inspirações vistas na tela grande e que em breve serão saboreadas na mesa. Na seqüência, todos se dirigem ao Restaurante La Caceria, onde o público será convidado a experimentar o menu especial baseado no filme recém visto. Todo participante do Cine Gourmet ganha um prato de cerâmica pintado exclusivamente para a ocasião, seguindo a tradição da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança.

Associação da Boa Lembrança

A idéia chegou com Danio Braga, fundador e vice-presidente da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança. Inspirado pelos costumes que trouxe da região onde nasceu, a Emilia Romagna, e de Parma, sua cidade natal, Danio resolveu estimular, aqui no Brasil, o hábito de se levar uma lembrança simpática depois de uma boa refeição. Aliás, mais do que um simples souvenir, uma peça de arte, digna de ser colecionada – o Prato da Boa Lembrança.

Fonte: Phosphoros Novas Ideias 

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.

Últimos artigos de (Ver Tudo)