Promovido pelo Hotel Casa da Montanha (Av. Borges de Medeiros, 3166), o Cine Gourmet é um evento tradicional do circuito turístico de Gramado, cidade da Serra Gaúcha famosa por, entre outras coisas, sediar desde 1973 um dos mais relevantes festivais de cinema do Brasil. Consiste num banquete, do coquetel a sobremesa, inspirado num filme exibido aos convidados. Entre os dias 15 e 17, Dona Flor e Seus Dois Maridos (2017), dirigido por Pedro Vasconcelos, será a inspiração do premiado chef baiano Fabrício Lemos, do restaurante Origem, de Salvador (BA), que criará um menu especial baseado nas aventuras de Dona Flor, Vadinho e Teodoro.
Leia Mais :: Confira a crítica de Dona Flor e Seus Dois Maridos, por Marcelo Müller
O Cine Gourmet começa na noite de sexta-feira, com recepção dos hóspedes e convidados e uma degustação de vinhos e espumantes. No sábado acontece o Chá da Tarde, na varanda do hotel. À noite a programação tem início às 19h, com um coquetel preparado pela gourmet e oferecido antes da exibição do longa-metragem. Às 20 horas acontece a projeção do filme escolhido na sala de eventos, seguido de um bate-papo com o chef convidado e o editor-chefe do Papo de Cinema, Robledo Milani. Na sequência, todos se dirigem ao restaurante La Caceria, onde o público é convidado a experimentar o menu baseado no filme recém-visto. Todo participante do Cine Gourmet ganha um prato de cerâmica pintado exclusivamente para a ocasião, seguindo a tradição da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança.
Chef Fabrício Lemos
Natural de Salvador, morou 13 anos nos Estados Unidos onde formou-se pela renomada escola de gastronomia francesa Le Cordon Bleu. Durante o período em que morou no exterior, trabalhou em diversos restaurantes da rede de hotéis Ritz Carlton Key Biscayne, Coconut Grove e Amelia Island, com larga experiência nas culinárias mediterrânea, italiana, francesa e espanhola. Criou o conceito da cozinha do Al Mare (eleito em 2014 como melhor Restaurante de Peixes e Frutos do Mar de Salvador), e que rendeu o titulo de chef do ano pela revista Veja Comer & Beber Salvador em 2014. Em 2015, como chef do restaurante Amado, ganhou como melhor restaurante de Frutos do Mar do Brasil pela revista Gula. No mesmo ano, ganhou pela revista Prazeres da Mesa o titulo de Chef Revelação do Brasil.
(Fonte: Phosphoros Novas Ideias)