Cine Jardim 2024 :: Drama paranaense é destaque no terceiro dia do evento

Publicado por
Marcelo Müller

O Cine Jardim 2024 tem como um de seus grandes destaques desta quarta-feira, 16, a apresentação a partir das 20h, no Cine Teatro Cultura (Rua João Monteiro Cândido Mergulhão, 66), na cidade de Belo Jardim, do longa-metragem paranaense Solange (2023). Dirigido por Nathália Tereza e Tomás Osten, ele tem como protagonista Solange (Cássia Damasceno), mulher que retorna à sua cidade natal cinco anos depois de abandonar todos os pertences para trás. No contato com velhos amigos, nas casas de quem seus livros, discos e roupas ficaram, nem sempre as coisas são como ela imagina. Claro que nós já assistimos ao filme.

“Nathália Tereza e Tomás von der Osten espremem Teresa numa imagem cuja razão de aspecto é 4:3, ou seja, praticamente um quadrado que limita o campo de visão do espectador e confere ao filme uma sensação de aprisionamento. Nas outras duas cenas envolvendo antigos colegas, na casa dos quais a protagonista deixou suas coisas que não couberam na mudança, Solange atinge momentos de tensão indicativos de que há repressões e recalques não ditos”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller clicando aqui.

Solange

LEIA MAIS
Podcast #162 :: Cine Jardim 2024
Cine Jardim 2024 :: Ancestralidade e a vida que segue depois da morte (Dia 01)
Cine Jardim 2024 :: Passado, presente e futuro entre quatro paredes (Dia 02)

CONFIRA TAMBÉM
– Podcast Papo de Cinema
(YouTube e principais players de áudio)

CINE JARDIM 2024 :: OS CURTAS DO DIA 16/10

Dentro do Cine Jardim 2024, esta quarta-feira, 16, ainda será de intensa programação. Pela manhã, às 9h, foi a vez da apresentação de mais uma leva de curtas-metragens da Mostra Passarinho. Já à tarde, a partir das 14h30, será a vez dos filmes da Mostra Voo Livre e à noite, às 19h, sempre no Cine Teatro Cultura, ocorrerá a projeção de mais uma leva dos curtas da Mostra Competitiva Latino-americana. Nós já assistimos aos filmes e fizemos um artigo analisando suas confluências e especificidades. Clique aqui para ler este conteúdo na íntegra.

Fenda

Idealizado pelo cineasta Leo Tabosa, o Cine Jardim teve início em 2015. Atualmente, faz parte do calendário oficial de eventos de Belo Jardim e da programação das escolas públicas da cidade. O festival atende também algumas das cidades da microrregião do Vale do Ipojuca, como: Alagoinha, Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Capoeiras, Pesqueira, Riacho das Almas, Sanharó, São Bento do Una, São Caetano e Tacaimbó. É um festival de formação que tem como público-alvo alunos das escolas públicas de Belo Jardim.

Gostou do conteúdo sobre o Cine Jardim 2024? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

SIGA O PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
YouTube | Letterboxd | Threads | BlueSky

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.