O Cine Jardim 2024 entra na sua etapa final. Nesta sexta-feira, 18, será a vez das últimas sessões das mostras paralelas e competitivas do evento que acontece na cidade de Belo Jardim, no agreste pernambucano. E a principal atração da noite no Cine Teatro Cultura (Rua João Monteiro Cândido Mergulhão, 66) é a exibição do longa-metragem carioca Mais Um Dia, Zona Norte (2023). Dirigido por Allan Ribeiro, ele mostra momentos de exceção permitindo que trabalhadores moradores da periferia do Rio de Janeiro transformem as suas rotinas.
O Cine Jardim 2024 exibe Mais Um Dia, Zona Norte numa sessão com entrada gratuita a partir das 20h. Vale destacar que a produção fez bonito no 56º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (2023), sendo premiada como Melhor Filme, Ator Coadjuvante (Victor Veiga), Atriz Coadjuvante (Valeria Silva), Trilha Sonora, Menção Honrosa (Silvio Fernandes), Prêmio Abraccine – Júri da Crítica e Prêmio Canal Like (Mostra Competitiva Nacional Longas-metragens).
LEIA MAIS
– Cine Jardim 2024 :: Homens falando de machismo e fragilidade (Dia 04)
– Cine Jardim 2024 :: Drama cearense premiado é o destaque do quarto dia em Belo Jardim
– Cine Jardim 2024 :: A crítica social como motor dramático (Dia 03)
CONFIRA TAMBÉM
– Podcast Papo de Cinema
(YouTube e principais players de áudio)
CINE JARDIM 2024 :: FALA, DIRETOR
“A intenção era contar a história da melhor maneira possível. Como tem esses momentos de fantasia, de sonho, é difícil só documentar e criar o clima que, cinematograficamente, a gente queria. Mesmo que o público comum considere um documentário, há cenas que dá pra perceber, de forma nítida, essa interferência fugindo da realidade. Como, por exemplo, quando o trabalhador da rua começa a olhar para a câmera e cantar enquanto caminha (..,)
(…) Não tem como imaginar que isso seja um documentário. Mas, na real, não me preocupo com isso. Há um tempo venho trabalhando nessa forma híbrida, como a gente chama, focado nas emoções que quero atingir. Há também uma parceria com os personagens, até que limite eles nos permitem avançar e propor essa fantasia dentro da vida deles. Estou mais preocupado com o que quero contar e em como eles que serão representados na tela, do que em ficar pensando se é um documentário ou uma ficção, puramente”. Confira na íntegra a nossa entrevista com Allan Ribeiro clicando aqui.
CINE JARDIM 2024 :: OS CURTAS LATINO AMERICANOS
Um pouco antes, a partir das 19h no mesmo Cine Teatro Cultura, o Cine Jardim 2024 terá uma sessão quádrupla de filmes concorrentes da Mostra Competitiva de Curtas-metragens Latino-americanos. Serão exibidos, na sequência: Morro do Cemitério (2023), de Rodrigo R. Meireles; Júpiter (2024), de Carlos Segundo; Circuito (2023), de Leão Neto e Alan Sousa; Capturar o Fantasma (2024), de Davi Mello.
“O último programa da Mostra Competitiva de Curtas-metragens Latino-americanos do Cine Jardim 2024 é feito inteiramente de filmes dirigidos por homens. Curiosamente, três deles abordam questões relativas ao machismo, de modos singulares e com propostas estético-narrativas distintas, enquanto o quarto mostra um homem fragilizado pelo luto e pela condição de artista tentando subsistir na sociedade. Muito vem se discutindo as tensões de gênero nos últimos anos, com obras colocando o dedo na ferida do sistema patriarcal que oprime as mulheres e não faz bem aos homens”. Confira o nosso artigo especial sobre este programa clicando aqui.
Gostou do conteúdo sobre o Cine Jardim 2024? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!
SIGA O PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
YouTube | Letterboxd | Threads | BlueSky
Últimos artigos deMarcelo Müller (Ver Tudo)
- Framboesas de Ouro :: Dá pra levar a sério? Quais vencedores do Oscar já estiveram entre os piores? - 22 de janeiro de 2025
- A Forja: O Poder da Transformação - 22 de janeiro de 2025
- Framboesas de Ouro 2025 :: Coringa, Megalópolis e Madame Teia são indicados ao “prêmio” dos piores de Hollywood - 22 de janeiro de 2025
Deixe um comentário