Cine Kurumin 2024 :: Extensão da 9ª edição leva cinema a comunidades indígenas na Bahia

Publicado por
Marcelo Müller

O Cine Kurumin: Festival de Cinema Indígena teve a sua nona edição realizada em Salvador, na Bahia, entre os dias 17 e 20 de outubro deste ano. No entanto, entre novembro e dezembro ele ganha uma extensão cujo intuito é levar cinema para três territórios indígenas localizados no interior da Bahia (conforme cronograma constante no serviço que encerra esta matéria).

A extensão do Cine Kurumin apresentará os filmes da Mostra Competitiva e de Mostras Especiais como Minérios são Lascas de Céu, formada por filmes de realização Yanomami que serão exibidos na Chapada Diamantina, local historicamente impactado pela mineração. E as atividades contemplam, além das projeções, debates e oficinas nos territórios Payayá, Pataxó e Tupinambá.

Cine Curumin

LEIA MAIS
Festival de Berlim 2025 :: Filme de Tom Tykwer é escolhido para abrir a 75ª edição do evento alemão
Cobertura :: 19º Festival de Cinema Italiano no Brasil (2024)
German Film Awards 2024 :: Dying: A Última Sinfonia é o grande vencedor. Veja a lista completa

CINE KURUMIN: A VOZ DAS CURADORAS

“Uma janela para as imagens de povos originários, o Cine Kurumin também possibilita o diálogo intercultural com os cineastas indígenas, provocando debates sobre os filmes e as questões indígenas contemporâneas. Esse encontro intercultural cria aproximações com a realidade atual dos mais de 200 povos que vivem no país, somando cerca de 1,7 milhões de pessoas”, afirma Thais Brito, diretora e curadora do Cine Kurumin.

“O Cine Kurumin vem sendo a maior janela de exibição e de culminância das produções cinematográficas indígenas e seus realizadores. Um evento que consegue reunir e representar tantas linguagens, culturas e biomas, um espaço múltiplo e plural, como nossos povos originários. Que seja um grande encontro de realidades diversas e de imaginários possíveis”, destaca Bia Pankararu, uma das curadoras do festival.

CINE KURUMIN: SERVIÇO

Terra Indígena Payayá (Chapada Diamantina), 12 a 14 de dezembro. Utinga, BA
Terra Indígena Pataxó (Costa do Descobrimento), de 15 a 17 de dezembro. Porto Seguro, BA
Terra Indígena Tupinambá (Litoral Sul da Bahia), de 19 a 21 de dezembro. Ilhéus, BA
Programação completa no site https://cinekurumin.com.br

CONFIRA TAMBÉM
Podcast Papo de Cinema
(YouTube e principais players de áudio)

Gostou do conteúdo sobre o Cine Kurumin? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

SIGA O PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
YouTube | Letterboxd | Threads | BlueSky

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.