Num período de crise para as salas de cinema, um importante espaço de cinefilia se abre na Avenida Paulista, em São Paulo. A partir do mês de março, o Cine Marquise retoma as atividades dentro do Conjunto Nacional, no espaço conhecido anteriormente como Cinearte. As duas salas do local tinham sido fechadas em 2020, em decorrência das dificuldades econômicas impostas pela pandemia.
Ao longo das últimas décadas, estas duas salas de cinema passaram por sucessivos nomes e identidades. Em 1963, o então batizado Cine Rio exibiu filmes populares até um incêndio em 1978, que levou ao encerramento das atividades. Em 1982, o local foi reaberto, com o nome Cine Arte Um, já voltado à programação de arte. A partir deste momento, foi rebatizado de Cinearte, Cine Bombril, Cine Livraria Cultura e novamente Cinearte, até a interrupção no último ano.
LEIA MAIS
O que esperar de 2021 :: Parte 1 – As salas de cinema
Inglaterra permite reabertura de cinemas em grandes cidades, mas exibidores hesitam
Podcast 2020 #15 :: A reabertura das salas de cinema
O Cine Marquise passou por uma renovação, incluindo mudanças no sistema de som, nas telas, nas poltronas e na decoração. O espaço das bilheterias se converte num café aberto ao público, cujas atividades se iniciam ainda em fevereiro. Em meio ao “circuito de arte” do centro de São Paulo (que inclui o Espaço Itaú Augusta e Frei Caneca, o CineSesc, o Petra Belas Artes e o Reserva Cultural, além dos cinemas dentro de institutos culturais), estas salas se tornaram símbolo da cinefilia paulistana, sendo associadas aos debates, exibições e eventos como a Mostra Internacional de São Paulo.
A gestão da nova sala fica sob responsabilidade da Tonks, grupo de soluções tecnológicas responsável pela Revista Exibidor e pela Expocine. Resta descobrir qual será o perfil da nova programação, e com quais títulos as salas pretendem iniciar as atividades em período de lenta retomada do público presencial.
Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)
- O Dia da Posse - 31 de outubro de 2024
- Trabalhadoras - 15 de agosto de 2024
- Filho de Boi - 1 de agosto de 2024
Deixe um comentário