Cine PE 2020 :: Divulgados o formato, a data e os longas selecionados

Publicado por
Marcelo Müller

Realmente, a pandemia do Covid-19 bagunçou o calendário dos festivais de cinema em 2020. O Cine PE, anteriormente previsto para maio, por exemplo, vai acontecer excepcionalmente entre 23 e 25 de novembro. As exibições das mostras competitivas acontecerão no Canal Brasil, pela TV e pela plataforma de streaming Canais Globo (antigo Canal Brasil Play), refutando assim a possibilidade de uma interação presencial. Os longas serão exibidos, dois por noite, a partir das 18h, enquanto os 31 curtas escolhidos às mostras competitivas Nacional e Pernambuco ficarão disponíveis online aos assinantes da plataforma Canais Globo durante os três dias de festival. Ao todo, 941 filmes se inscreveram para essa edição – o que representa um aumento de 5,37% em relação ao ano passado. A curadoria foi feita por Edu Fernandes, crítico e programador do circuito Cine Materna, e Nayara Reynaud, crítica de cinema, repórter, criadora e editora-chefe do site cultural Nervos.

LEIA MAIS
DIGO 2020 :: Festival online de Gênero e Sexualidade vai até 20 de novembro
7º Festival Cinema e Transcendência começa em 7 de novembro
Mix Brasil :: Festival divulga programação de 2020. Confira a lista de filmes!

Sobre as dificuldades da edição 2020, Sandra Bertini, a idealizadora e diretora do festival disse: “Foi um ano desafiador para todos os profissionais que trabalham com eventos presenciais. Tivemos que mergulhar para criar um modelo que atendesse aos realizadores dos filmes, público, patrocinadores e produtores do evento, seguindo todas as normas de segurança. Alteramos o projeto na Lei de Incentivo à Cultura, já que o projeto aprovado antes era no modelo presencial. Mas o mais fácil mesmo foram os realizadores dos filmes. Conversei com todos e 100% deles abraçaram a proposta. Muitas vezes me emocionei com tamanho apoio”.  Confira abaixo os longas-metragens selecionados ao Cine PE 2020:

 

O Buscador, de Bernardo Barreto
Mudança, de Fabiano de Souza
Mulher Oceano, de Djin Sganzerla
Nós, que ficamos, de Eduardo Monteiro
Memórias Afro-Atlânticas, de Gabriela Barreto
Ioiô de Iaiá, de Paula Braun

A lista completa, incluindo os curtas-metragens selecionados, você confere aqui.

Cena de “Mulher Oceano”
As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.