Cine PE 2020 :: Festival começa com sotaques carioca e gaúcho

Publicado por
Marcelo Müller

Por conta da pandemia do Covid-19, o Cine PE, um dos principais e mais tradicionais eventos cinematográficos do país, vai acontecer neste ano de modo remoto, numa versão pensada para ser multiplataforma. Os seis longas-metragens selecionados para a mostra competitiva principal serão exibidos no Canal Brasil e simultaneamente no streaming Canais Globo, desta segunda-feira, 23, até a quarta-feira, 25, sempre a partir das 18h. Já os curtas-metragens pinçados pela curadoria entre os tantos inscritos ficarão disponíveis durante os três dias de festival na plataforma Canais Globo. O evento vai ser inaugurado com Ioiô de Iaiá (2020), documentário carioca dirigido por Paula Braum que mostra sete casais juntos há mais de 50 anos. Sonhos, planos, o amadurecimento da convivência, os desafios e as escolhas inerentes à manutenção de vínculos tão duradouros.

LEIA MAIS
Cine PE 2020 :: Divulgados o formato, a data e os longas selecionados
Festival de Vitória 2020 :: Edição online e gratuita começa em 24 de novembro
Festival de Havana 2020 :: 14 filmes brasileiros são selecionados, veja a lista

Na sequência, ainda nesta segunda-feira, será exibido o gaúcho Mudança (2020), terceiro longa-metragem dirigido por Fabiano de Souza. A trama se passa na época em que Tancredo Neves é eleito pelo voto indireto o presidente do Brasil em 1985. Reinaldo e seu filho Caio voltam a Porto Alegre para participar dos festejos do fim da ditadura. Nesse dia histórico, eles vão viver uma jornada particular. No elenco figuram nomes conhecidos, tais como Gustavo Machado, Rosanne Mulholland, Fernando Alves Pinto e Nelson Diniz. Já os tradicionais debates, parte importante da história do Cine PE, inclusive como espaço de discussão, acontecem no período de 26 de novembro a 1 de dezembro, das 15h às 16h30, no YouTube oficial do CINE PE. A programação completa do evento você confere aqui.

Cena de “Mudança”
As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.