20221111 cine pe 800

A partir desta sexta-feira, 09, o Papo de Cinema está de mudança temporária para uma das capitais mais bonitas do Brasil. Nosso editor-chefe Robledo Milani vai aportar no Recife para a cobertura in loco da 26ª edição do Cine PE – Festival do Audiovisual, evento que acontecerá até o dia 14 de dezembro com uma seleção interessantíssima de curtas e longas-metragens, além de seminários e bates-papos. A programação deste ano acontecerá em dois lugares da capital pernambucana: no Teatro do Parque (Rua do Hospício, 81) e no Cinema São Luiz (R. da Aurora, 175). Sandra Bertini, diretora do festival, comentou essa até então inédita divisão da programação em dois locais:

LEIA MAIS
Festival de Cinema Italiano 2022 :: Anunciado plano de distribuição de filmes italianos no Brasil
Festival de Cinema Italiano 2022 :: Seca, de Paolo Virzì, ganha o Prêmio Pirelli
16º For Rainbow :: Revelados os filmes do festival da Diversidade Sexual e de Gênero de Fortaleza

“Essa é a primeira vez que realizaremos o festival em dois locais. É uma novidade que precisou acontecer por causa de uma reforma que está acontecendo no São Luiz, mas que calhou maravilhosamente bem. Os convidados e representantes dos filmes que estão vindo de outros estados estão muito empolgados com a oportunidade de conhecer dois monumentos tão importantes da história da nossa cidade e poder exibir seus filmes neles. Acabou sendo um turismo cinematográfico, digamos assim”, disse Sandra.

20190313 cine pe 2019 papo de cinema
Cine São Luiz, em Pernambuco, sede do Cine PE. Crédito: Lara Pinho

A 26ª edição do Cine PE começa no Teatro do Parque, no dia 9. Nos dias 10 e 11, o evento chega ao Cinema São Luiz. De 12 a 14, as sessões voltam a ser realizadas no Teatro do Parque. Vale lembrar que os ingressos para todas as sessões serão gratuitos, com disponibilidade sujeita à lotação das salas. Pensando o aspecto da acessibilidade, o evento contará ainda com legendagem eletrônica para atender ao público com deficiência auditiva. Nesta sexta-feira, para marcar a abertura dos trabalhos, o cineasta Sérgio Rezende receberá a famosa Calunga de Ouro, honraria máxima do evento. Na mesma noite, o curta-metragem Leila para sempre Diniz, filmado por Sérgio em 1974, será exibido dentro da Mostra Hors-Concurs. Então, pessoal de Recife e arredores, bora acompanhar de pertinho o 26ª Cine PE. E fiquem ligados porque aqui no Papo de Cinema teremos atualizações diárias sobre o evento. Bora?

20160414 sergio rezende papo de cinema 03
O homenageado Sérgio Rezende
As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *