Cine PE 2022 :: Evento começa com homenagem ao cineasta Sérgio Rezende

Publicado por
Marcelo Müller

A partir desta sexta-feira, 09, o Papo de Cinema está de mudança temporária para uma das capitais mais bonitas do Brasil. Nosso editor-chefe Robledo Milani vai aportar no Recife para a cobertura in loco da 26ª edição do Cine PE – Festival do Audiovisual, evento que acontecerá até o dia 14 de dezembro com uma seleção interessantíssima de curtas e longas-metragens, além de seminários e bates-papos. A programação deste ano acontecerá em dois lugares da capital pernambucana: no Teatro do Parque (Rua do Hospício, 81) e no Cinema São Luiz (R. da Aurora, 175). Sandra Bertini, diretora do festival, comentou essa até então inédita divisão da programação em dois locais:

LEIA MAIS
Festival de Cinema Italiano 2022 :: Anunciado plano de distribuição de filmes italianos no Brasil
Festival de Cinema Italiano 2022 :: Seca, de Paolo Virzì, ganha o Prêmio Pirelli
16º For Rainbow :: Revelados os filmes do festival da Diversidade Sexual e de Gênero de Fortaleza

“Essa é a primeira vez que realizaremos o festival em dois locais. É uma novidade que precisou acontecer por causa de uma reforma que está acontecendo no São Luiz, mas que calhou maravilhosamente bem. Os convidados e representantes dos filmes que estão vindo de outros estados estão muito empolgados com a oportunidade de conhecer dois monumentos tão importantes da história da nossa cidade e poder exibir seus filmes neles. Acabou sendo um turismo cinematográfico, digamos assim”, disse Sandra.

Cine São Luiz, em Pernambuco, sede do Cine PE. Crédito: Lara Pinho

A 26ª edição do Cine PE começa no Teatro do Parque, no dia 9. Nos dias 10 e 11, o evento chega ao Cinema São Luiz. De 12 a 14, as sessões voltam a ser realizadas no Teatro do Parque. Vale lembrar que os ingressos para todas as sessões serão gratuitos, com disponibilidade sujeita à lotação das salas. Pensando o aspecto da acessibilidade, o evento contará ainda com legendagem eletrônica para atender ao público com deficiência auditiva. Nesta sexta-feira, para marcar a abertura dos trabalhos, o cineasta Sérgio Rezende receberá a famosa Calunga de Ouro, honraria máxima do evento. Na mesma noite, o curta-metragem Leila para sempre Diniz, filmado por Sérgio em 1974, será exibido dentro da Mostra Hors-Concurs. Então, pessoal de Recife e arredores, bora acompanhar de pertinho o 26ª Cine PE. E fiquem ligados porque aqui no Papo de Cinema teremos atualizações diárias sobre o evento. Bora?

O homenageado Sérgio Rezende
As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.