Cine PE 2024 :: Anunciado o filme de abertura da 28ª edição do festival pernambucano

Publicado por
Marcelo Müller

Programada para acontecer na capital pernambucana entre 06 e 11 de junho, a 28ª edição do Cine PE, um dos mais importantes e tradicionais festivais de cinema do Brasil, terá Grande Sertão (2023) como o seu filme de abertura. Adaptação livre do clássico da literatura Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa, o longa-metragem é dirigido por Guel Arraes e será apresentado ao público recifense dentro da Mostra Hors Concours, em sessão gratuita que contará com a presença do cineasta. Imperdível, não?

LEIA MAIS
Festival de Cinema da Fronteira 2024 :: A Transformação de Canuto é o grande vencedor
Festival Curta Cinema 2024 :: Engole o Choro é o grande vencedor
FESTin 2024 :: Brasileiros marcam presença na 15ª edição do festival português

“Esse filme não apenas enriquece nosso festival com sua qualidade cinematográfica, mas também representa uma homenagem à rica cultura e à literatura brasileira. Estamos emocionados por compartilhar essa obra com nosso público e celebrar o talento e a criatividade de Guel e sua equipe”, disse o diretor do festival, Alfredo Bertini.

Em Grande Sertão, numa comunidade periférica brasileira, policiais e bandidos lutam numa situação com ares de guerra. Riobaldo (Caio Blat) entra para a criminalidade por amor a Diadorim (Luisa Arraes), mesmo que nunca tenha tido coragem de assumir os seus sentimentos. O elenco da superprodução, cujo roteiro é assinado por Guel Arraes e Jorge Furtado, conta ainda com Rodrigo Lombardi, Eduardo Sterblitch, Luis MirandaMariana Nunes.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deMarcelo Müller (Ver Tudo)