Entre os dias 12 e 18, o Cine Sesc (Rua Augusta, 2075), de São Paulo, recebe a Mostra de Animação Russa, com a exibição de 40 filmes, de 20 diretores diferentes, realizados entre os anos 1950 e 2016. É uma rara oportunidade de conferir essa produção celebrada internacionalmente. A curadoria é assinada por Luiz Gustavo Carvalho e Maria Vragova. Além das sessões, será realizada a oficina de animação com a diretora e animadora Svetlana Filippova. Entre os destaques da programação está O Velho e o Mar (1999), de Alexander Petrov, vencedor do Oscar por esse filme, e que foi indicado novamente ao prêmio da Academia por Meu Amor (2006).
“A mostra é composta, ainda, de outros importantes nomes do cinema de animação soviético e russo e apresenta no Brasil uma produção única que, apesar de ter recebido importantes prêmios na Europa e nos Estados Unidos, ainda não é conhecida no país. 80% dos filmes são da época da antiga União Soviética e o restante da produção de animação contemporânea. Queremos, portanto, levar ao público um importante capítulo da história do cinema de animação universal”, disse Maria Vragova.
“O cinema russo foi, sem dúvida, sempre um dos mais expressivos cinemas do mundo e este país contribuiu de maneira singular para o desenvolvimento da sétima arte no século XX. A escola de animação russa é marcada pela exploração de temas mais profundos e poéticos, de grande importância para a sociedade contemporânea, impulsionando os autores e diretores do cinema de animação a buscar novas abordagens temáticas e estéticas no cinema”, afirma o curador Luiz Gustavo Carvalho.
SERVIÇO
Mostra de Animação Russa
Cine Sesc – Rua Augusta, 2075, São Paulo
De 12 a 18 de julho
(Fonte: Redação PdC)
Últimos artigos de (Ver Tudo)
- Top 10 :: Dia das Mães - 12 de maio de 2024
- Tendências de Design de E-mail Para 2022 - 25 de março de 2022
- Saga :: A Era do Gelo - 1 de fevereiro de 2022
Deixe um comentário