Cineasta brasileiro trans é selecionado para festival na Holanda

Publicado por
Victor Hugo Furtado

Representatividade em alta! O cineasta Cássio Kelm fará a estreia internacional de seu filme, intitulado Perto de Você, numa importante janela europeia. Acontece que o diretor, de 35 anos, teve seu longa selecionado para participar do IDFA: Festival Internacional de Documentários de Amsterdã 2021, que acontece de 17 a 28 de novembro, na Holanda. A produção, gravada na cidade de Ponta Grossa, no Paraná, se passa no início da pandemia, quando o realizador, que é transmasculino não-binário, esteve isolado com seu pai de 72 anos. Nessa “jornada” de testosterona em curso de Cássio, a decisão de revelar sua sexualidade para o pai colide com o medo de seu pai idoso sofrer com a descoberta.

LEIA MAIS
Mostra SP 2021 :: Divulgada programação gratuita e ao ar livre
Festival Varilux de Cinema Francês 2021 anuncia datas!
Festival de Cinema Italiano 2021 começa em 5 de novembro, em formato híbrido

Naqueles dias, ainda não se sabia nada sobre o vírus, então havia aquela incerteza sobre como poderíamos nos contagiar. Eu não queria que meu pai saísse para nada. Tinha muito medo que ele morresse. Ao mesmo tempo estava naquela situação em que eu tinha as minhas demandas emocionais que tinha medo de compartilhar. Estávamos presos em um pequeno apartamento. Se ele reagisse mal, o que eu poderia fazer?”, afirma o diretor. “Meu corpo trans é diretamente afetado pelo conservadorismo fascista que tem como expoente, hoje, o Bolsonaro, então o que vivi foi uma sobreposição de todas essas tensões”, acrescenta Kelm.

Segundo a produção, “apesar de todos esses conflitos, o documentário autobiográfico conta de maneira cotidiana esse dia-a-dia, onde as coisas se revelam mais pelo o que não é dito, pelas sutilezas do cotidiano”. O documentário de 32 minutos estreou em âmbito nacional através do Festival Internacional Olhar de Cinema. Também será exibido no Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: victor@papodecinema.com.br