Categorias: BastidoresNotícias

Cineasta e atriz russos chegam à Estação Espacial Internacional para rodar filme

Publicado por
Marcelo Müller

Nesta terça-feira, 05, atriz Yulia Peresild e o cineasta Klim Shipenko embarcaram no foguete Soyuz para uma missão histórica: eles serão as primeiras pessoas a rodar um longa inteiramente no espaço. O foguete partiu da base de Baikonur, no Cazaquistão, e chegou à Estação Espacial Internacional ainda nesta terça. Ao todo, eles terão 12 dias para filmar um longa-metragem cujo título provisório (e emblemático) pode ser traduzido livremente como O Desafio. A trama gira em torno de uma cirurgiã convocada a uma estação espacial para salvar a vida de um cosmonauta que sofreu um ataque cardíaco. Antes mesmo de embarcar, numa entrevista coletiva na instalação de lançamento russa, a atriz de 37 anos falou dos desafios impostos pela empreitada: “Trabalhamos muito e estamos esgotados, embora continuemos de bom humor e sorrindo. Foram preparativos psicológica, física e moralmente difíceis. Mas acho que assim que atingirmos a meta, tudo isso não parecerá tão difícil e vamos lembrar com um sorriso”.

LEIA MAIS
Espaço Itaú de Cinema anuncia fechamento de três unidades
Tom Cruise quer rodar novo filme no espaço, literalmente
Vin Diesel volta a falar da treta com The Rock em Velozes e Furiosos

Yulia Peresild e Klim Shipenko fizeram um treinamento acelerado para suportar a violência da aceleração da decolagem, bem como para se mover num ambiente sem gravidade. Se trata de um rápido contragolpe na divulgada empreitada de Hollywood que levará futuramente Tom Cruise ao espaço para gravar cenas de um filme. O valor da missão não foi revelado. Diversos especialistas dizem que se trata de uma estratégia da agência espacial russa Roscosmos, que recentemente teve sua reputação arranhada em virtude de alguns escândalos de corrupção. Acompanhados do experiente cosmonauta russo Anton Chkaplerov, Yulia e Klim entraram na Estação Espacial Internacional por volta do meio-dia (horário de Brasília). “Tudo isso é novo para mim (…). Tenho a impressão de estar sonhando”, afirmou Peresild emocionada, numa breve declaração transmitida pela Roscosmos.

Atriz Yulia Peresild, diretor de cinema Klim Shipenko e o cosmonauta Anton Shkaplerov – Foto: Roscosmos Space Agency via AP
As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.