Categorias: CelebridadesNotícias

Cineasta Ivan Reitman, de Os Caça-Fantasmas, morre aos 75 anos

Publicado por
Marcelo Müller

No último dia 12, o cineasta e produtor Ivan Reitman morreu, aos 75 anos, de causas naturais enquanto dormia em sua residência, em Motecito, na Califórnia, nos Estados Unidos. “Perdi meu herói. Tudo que eu queria era ter a oportunidade de contar outra história para meu pai”, escreveu em sua conta oficial do Twitter o também cineasta e filho de Ivan, Jason Reitman. Aliás, diversas celebridades fizeram questão de expressar seus sentimentos e condolências: “Ivan Reitman é uma lenda. Em Hollywood, ele era maior que a vida. Ele era a realeza da comédia”, escreveu Arnold Schwarzenegger, ator com quem Ivan trabalhou nas comédias populares Irmãos Gêmeos (1988), Um Tira no Jardim de Infância (1990) e Júnior (1994). Ivan Nasceu em Komárno, na Tchecoslováquia, em 27 de outubro de 1946, e era filho de judeus húngaros. Sua mãe, Klara, sobreviveu ao holocausto no campo de concentração de Auschwitz, na Áustria, e depois se refugiou com a família no Canadá.

LEIA MAIS
Cineasta Arnaldo Jabor morre aos 81 anos em São Paulo
Morre Monica Vitti, uma das maiores atrizes do cinema italiano
Elza Soares morre aos 91 anos no Rio de Janeiro

O primeiro trabalho de Ivan Reitman como produtor foi na televisão canadense, mas ele não durou muito no emprego, sendo demitido menos de um ano depois. Já nos Estados Unidos, produziu em 1978 a cultuada comédia Clube dos Cafajestes, e dirigiu Almondegas (1979), a primeira de suas parcerias com Bill Murray. Mas, foi nos anos 1980 que Ivan Reitman cunhou seu nome entre os grandes de Hollywood ao comandar Os Caça-Fantasmas (1984), estrondoso sucesso que permitiu o surgimento de uma longeva e lucrativa franquia. Nos anos 1990, ele seguiu à frente de comédias de sucesso e a partir dos anos 2000 desempenhou com mais frequência a função de produtor, inclusive dos filmes do filho Jason Reitman. Aliás, o último crédito de Ivan foi como produtor de Ghostbusters: Mais Além (2021), espécie de sequência/reboot de seu legado, dirigido exatamente por Jason.

Ivan e Jason Reitman. Foto/divulgação
As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.