Cineasta Petrus Cariry ganha mostra retrospectiva no Rio de Janeiro

Publicado por
Marcelo Müller

Considerado por muitos críticos como um dos nomes mais importantes entre os jovens cineastas brasileiros, o cearense Petrus Cariry (filho do grande Rosemberg Cariry) ganhará uma mostra retrospectiva de sua carreira no Rio de Janeiro, na Caixa Cultural (Rua do Passeio, 38), entre os dias 30 de setembro e 06 de outubro – aliás, o evento marca a reabertura desse espaço tão importante à cultura carioca e que ficou fechado durante um bom tempo. Intitulada Petrus Cariry: Imagem, Tempo e Poesia, a mostra contará com ingressos gratuitos que poderão ser retirados a partir de uma hora antes de cada sessão. Marcado por um rigor técnico e estético, algo que cria uma marca profundamente autoral em seus filmes, o cinema de Petrus transita por cenários urbanos, rurais, litorâneos e sertanejos valorizando aspectos como a fotografia e a montagem para contar histórias repletas de atmosferas singulares. Serão exibidos todos seus longas-metragens na ocasião, inclusive dois ainda inéditos no circuito comercial: Mais Pesado é o Céu (2023), vencedor de quatro kikitos (inclusive Melhor Direção) no 51º Festival de Cinema de Gramado, e A Praia do Fim do Mundo (2021), consagrado com três troféus (inclusive Prêmio da Crítica) no 31º Cine Ceará.

A Praia do Fim do Mundo

LEIA MAIS
Cobertura :: 17ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte (2023)
47ª Mostra de SP :: Michelangelo Antonioni será homenageado com retrospectiva
Mostra André Luiz Oliveira e retrospectiva Sérgio Tréfaut em cartaz na Cinemateca Brasileira

Além da exibição dos filmes, a mostra Petrus Cariry: Imagem, Tempo e Poesia também contará com quatro masterclasses. No sábado, 30, a partir das 14h, Petrus dará uma masterclass sobre direção cinematográfica. Já no domingo, 01 de outubro, às 14, o assunto será direção de fotografia. Na quarta-feira, 04, às 14h, Bárbara Cariry (irmã do cineasta e produtora de seus projetos) dará uma masterclass sobre produção de cinema. Na quinta-feira, 05, às 14h, a atriz Sílvia Buarque falará sobre atuação para cinema. Imperdível.

Lista de Longas-metragens exibidos na mostra
O Grão (2007) 
Mãe e Filha (2011)
Clarisse ou Alguma Coisa Sobre Nós Dois (2015)
O Barco (2018)
A Jangada de Welles (2019) – codireção Firmino Holanda
A Praia do Fim do Mundo (2021)
Mais Pesado é o Céu (2023)

Mãe e Filha
As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.