Categorias: CelebridadesNotícias

Cineasta Xavier Dolan anuncia aposentadoria precoce aos 34 anos

Publicado por
Marcelo Müller

Aos 34 anos, o cineasta canadense Xavier Dolan anunciou que está se aposentando precocemente do cinema como realizador. Numa recente entrevista ao jornal espanhol El País por conta de sua minissérie The Night Logan Woke Up (2023), o artista utilizou um tom bastante amargo para falar de seu desgosto com a atividade e aproveitou para informar que está se retirando. “Não me apetece dedicar dois anos a um projeto que quase ninguém vê. Coloquei muita paixão nisso para ter tantas decepções. Isso me faz pensar se meu cinema é ruim. Sei que não é. Não ganhei nada com a minissérie, investi meu salário na produção e meu pai teve de me emprestar dinheiro. É um processo ingrato, estou cansado e desanimado. A solução é migrar à publicidade e construir uma casa no campo”.

Cena de “Eu Matei Minha Mãe”

LEIA MAIS
Cineasta Ken Loach acena com aposentadoria: “deve ser meu último filme”;
Steve Martin anuncia: “a aposentadoria não é uma má ideia”
Cameron Diaz deixará aposentadoria para estrelar filme com Jamie Foxx

“Não entendo o sentido de contar histórias quando tudo ao redor está desmoronando. A arte é inútil e se dedicar ao cinema é uma perda de tempo. Hayao Miyazaki diz que fazer filmes só traz sofrimento. Eu confirmo isso. Antes da pandemia, prometi rodar uma série para a HBO em inglês, que ainda está em estado embrionário. Vou manter minha palavra e depois desisto”, prosseguiu o semi-aposentado jovem cineasta.

Vamos aguardar cenas dos próximos capítulos. Parece um anúncio bastante angustiado de um cineasta já experiente, apesar da pouca idade. Xavier Dolan é diretor de alguns filmes bastante elogiados, entre eles Eu Matei Minha Mãe (2019), Amores Imaginários (2010), Mommy (2014) e É Apenas o Fim do Mundo (2016), este que rendeu a ele o Troféu Especial do Júri no Festival de Cannes de 2016.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deMarcelo Müller (Ver Tudo)