CineBH 2021 divulga 90 filmes selecionados para edição online

Publicado por
Bruno Carmelo

Pelo segundo ano consecutivo, o CineBH: Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte organiza uma edição inteiramente online e gratuita, em adequação às restrições sanitárias decorrentes da pandemia. Entre os dias 28 de setembro e 3 de outubro de 2021, o evento apresenta 90 produções de 17 países, divididas em longas-metragens, médias-metragens, curtas-metragens e obras em andamento (work in progress).
O eixo principal da 15ª edição será Cinema e Vigilância, em resposta aos 20 anos do atentado do 11 de setembro nos Estados Unidos, analisando a incorporação das tecnologias de monitoramento na estética do cinema. Esta mostra temática inclui filmes potentes e questionadores como Não Haverá Mais Noite (2020), de Éleonore Weber, e Coração de Cachorro (2015), de Laurie Anderson, além do brasileiro inédito Cena do Crime (2021), de Pedro Tavares.
LEIA MAIS
CineOP e CineBH abrem inscrições unificadas para edições virtuais em 2021
Mostra de Tiradentes 2021 :: Cinema de abraços e assombrações (Balanço final)
CineOP 2020 :: Edição online ultrapassa 100 mil acessos

Desaprender a Dormir, de Gustavo Vinagre

Os demais recortes incluem a Mostra Contemporânea Brasil (incluindo Desaprender a Dormir, 2021, de Gustavo Vinagre, e A Primeira Morte de Joana, 2021, de Cristiana Oliveira); Mostra Contemporânea Internacional (com Ocupação, 2021, de Avi Mograbi, e Eu Ando Sobre a Água, 2020, de Khalik Allah); Mostra Forensic Architecture, a respeito do coletivo artístico; Mostra Brasil CineMundi; Mostra A Cidade em Movimento; Mostra Diálogos Históricos; Cine-Escola e Mostrinha.
Segundo Francis Vogner dos Reis, que assina a curadoria junto a Marcelo Miranda, Pedro Butcher e Paula Kimo, “É um trabalho de prospecção, de encontrar filmes que tenham o frescor da novidade e que ao mesmo tempo tenham relação com as ideias que estamos propondo. Não definimos os filmes a partir do conceito, mas naturalmente, durante a seleção, chama a atenção quando essa conexão acontece”. A programação completa se encontra no site oficial, além das redes sociais do CineBH.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)